Pura Vida \0/ Olá meus queridos saudades de todos, espero que estejam em casa se protegendo e protegendo seus familiares desse vírus que assola a humanidade, bom como estamos em um período histórico para o nosso tempo, sai daí a nossa primeira atividade de pesquisa valendo 5 pontos a entrega. Vocês podem entregar a atividade por aqui ou pelo blog Historiador Igor Nogueira que todos já tem o acesso.
Vamos a atividade:
Segue o link para envio dos resumos https://www.youtube.com/watch?v=cTouipcMAIs Entrega á partir de 05/05, após o vídeo vocês terão que realizar uma análise do pensamento das pessoas do século XIV sobre essa doença que assolou a Europa, suas consequências históricas para o mundo e fazer uma analogia entre a peste negra e o Corona Vírus.
obs: pode ser no caderno claro fotografando a sua atividade e encaminhando, mandando em world ou encaminhando a resposta pelo blog.
Ellyda, série:2°C
ResponderExcluirEssa doença era transmitida pela pulga do rato, foi a doença mais fatal da humanidade, matou 80 mil pessoas.
Na época as pessoas não sabiam quem era o transmissor dessa doença, e começaram a falar que essa doença surgiu por causa dos pecados das pessoas, eles eram ignorantes e no começo não levavam a série o a doença. Depois começaram a desconfiar que essa doença podia ser transmitida pelo ar ou pelo contato físico, sua maior consequência foi o seu impacto sócio-econômico Mundial.
Sua semelhança com o corona vírus eles não sabiam quem era o transmissor da doença e não sabiam como deter ela, o corona vírus também é assim, eles achavam que a peste negra era transmitida pelo contato físico ou pelo ar, o vírus que está na atualidade é transmitido por gotículas de saliva. E a outra semelhança é que a peste negra matou milhares de pessoas e o Corona também está matando.
A
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMatheus Almeida de Medeiros, 2°ano D
ResponderExcluirA peste negra foi originada na Ásia, mais provavelmente na China, e foi transmitida para a Europa por meio de rotas comerciais, como por exemplo a Rota da Seda. A teoria mais aceitada sobre o seu meio de contaminação diz que a mesma era transmitida por pulgas de ratos contaminados, os quais eram abundantes em navegações comerciais, assim facilitando a propagação da peste.
No entanto, por mais que hoje se tenha uma ideia de onde ela surgiu e como se propagava, na época, o povo europeu não fazia a mínima ideia. A doença era um mistério completo, com sua causa, meio de transmissão e possível cura desconhecidas e impossíveis de serem descobertas graças à ciência da época não ser desenvolvida o suficiente.
A doença apenas apresentava sintomas depois de quatro dias após a contaminação, aonde a pessoa em questão morreria em no máximo cinco dias. Assim, o infectado podia transmitir a doença para diversas pessoas antes de sequer saber que estava contaminado, facilitando ainda mais o contágio.
Com a ciência da época falhando em trazer explicações, o povo europeu do século XIV se voltou para a sua outra única forma de explica-lá; a doença seria uma punição divina devido a ira de Deus com os homens, o que levou à orações fervorosas por parte do povo, além da construção de igrejas e imagens de Santos, além de pessoas terem se matado, tudo na tentativa de acalmar Deus.
O pior no entanto, chegou quando vacas, porcos e ovelhas começaram a morrer para a peste negra também. Com isso, o europeus morriam não só para a doença, mas também por fome, e frio.
Estima-se que cerca de 30 a 60% da população da Europa morreu, totalizando 70 milhões de pessoas, um estrago tão grave que levariam 200 anos para que o continente recuperasse sua população. Já no mundo todo, a estimativa de mortes varia de 75 a 200 milhões de pessoas. Se algumas fontes estiverem certas, cerca de metade da população mundial morreu na peste, visto que o mundo tinha cerca de 500 milhões de pessoas na época.
O corona vírus, a pandemia que nos assola hoje em dia, faz vários paralelos com a peste negra. Ela é uma doença originada na Ásia, em específico China, que se propagou pelo mundo através de meios socio-econômicos, como voos e locomoção de pessoas entre estados e países. A doença é extremamente contagiosa, e não se possui cura definida atualmente, criando cidades fantasmas ao redor do mundo; a diferença é que com a peste, as cidades eram fantasmas devido ao seu alto número de mortes, enquanto com o corona, elas são fantasmas devido ao distanciamento social.
Outro paralelo entre as doenças, são as vestimentas dos médicos que cuidam dos pacientes infectados, que usam roupas fechadas e protegidas para evitarem se contaminar também.
Pablo de Souza Santos 2°C
ResponderExcluirA peste negra se originou na Asia e foi transmitida por meio das rotas comerciais.Naquela época, a tecnologia estava nascendo, não havia meios de comunicação, todos viviam isolados.A peste negra provocado pela bactéria Yersínia pestis, que acaba transmitida ao ser humano por meio de pulgas que infestam ratos e outros roedores.
Antigamente a Europa e na Asia era muito suja lixos na rua em grande quantidade, se você caísse no chão você voltava todo sujo pra casa.Alguns médicos usavam máscaras que pareciam bicos de aves cheias de itens aromáticos. As máscaras foram concebidas para protegê-los do ar fétido, que, de acordo com a teoria miasmática da doença, foi considerado como a causa da infecção.
Hoje em dia o coronavírus e transmitido pelo contato,o coronavírus tem semelhanças com a peste negra em alguns quesitos:
os médicos utilizam uma roupa especial para não ter contato físico e respiratório com os infectados, corona também é originado da Asia e distanciamento social
Rafael Pereira 2°D
ResponderExcluircom esse grande problema que é a epidemia, causada pelo Corona vírus, identificamos a grande evolução do ser humano,e ao mesmo tempo a falta de prevenção do mesmo . No século 14 foi a peste negra que tirou aproximadamente 1/3 da vida do continente europeu, através das embarcações de comércio que as pugas dos ratos com a doença conseguiu se proliferar,e se estabelecendo na imundice que era achada facilmente no solo europeu e asiático,e com a grande quantidade de sujeira vinha a grande quantidade de ratos,e o número de pessoas mortas ia crescendo,pois não sabiam como evitar aquele cenário. Médicos que achavam que o cheiro era causa do problema,e tentavam atender os atingidos pela doença,com máscaras cheias de perfumes e ervas dentro do bico morriam por entrar em contato. E com tudo isso acontecendo,a igreja venho com seus métodos "milagrosos" para atrair o público e como sabemos não deu certo,e foi mais uma forma de facilitar o contágio. Uma religião que foi muito afetada no tempo também foram os flagelantes que se batiam com chicotes para mostrar seu amor pela própria religião, porém com tantas feridas em seus corpos foi alvo fácil da peste,ainda mais por andarem em grupos. E os fatos repetidos por nós a tantos séculos depois foram praticamente os mesmos, só não está pior porque temos uma tecnologia mais avançada eo ser humano com a forma de agir mais "própria".Mas afinal qual foram esses pontos?A imigração e emigração de pessoas que foi fatal nos dois casos, a falta de prevenção imediata que deixaram tanto a peste ou covid agirem durante muito tempo ,invésde ter um planejamento referente as doenças,e o pior e mais triste é pessoas sabendo do que está acontecendo e não aceitando o tempo de quarentena.
Patrícia Silva de Almeida. 2°B
ResponderExcluirO vídeo sobre a peste negra logo no começo mostra que as pessoas não estavam dando devida atenção e tomando os cuidados necessários para combater tal epidemia, o isolamento era difícil de se fazer devido o vírus ficar dentro do ser 5 dias, até se fazer o isolamento a pessoa contaminada já havia transmitido pra diversas pessoas.
As consequências foram a diminuição da população devido a isso teve-se o impacto sócio-econômico mundial.
A analogia que faço entre o covid-19 e a peste negra, é que ambas tem inicio na China, além de virem de animais e serem doenças transmitidas pelo contato humano. Uma diferença é que a peste negra dava-se manchas escuras na pele, daí vem o nome, ja o corona não aparenta nada na pele.
Jéssica Mª dos S. Vieira - 2º D
ResponderExcluirNo século XIV uma pandemia assolou a humanidade, a peste negra. Em plena era medieval onde ainda não se obtinham muitos recursos, uma doença com taxa de mortalidade altíssima se espalhou durante anos pela Europa.
As pessoas da época acreditavam que estavam sendo castigados pelos seus pecados, e não se deram conta que a doença era transmitida pelo contato físico, acabaram negligenciando-a. Como animais também podiam ser infectados os europeus nao morriam apenas por conta da doença, mas também morriam de fome e frio, pois dependiam dos animais para se alimentarem e produzirem roupas.
Assim como a peste negra, o corona vírus veio da China. No começo todos achavam que se tratava apenas de uma simples gripe, porém com o passar dos meses o Covid-19 se mostrou cada vez mais potente, fazendo com que grande parte da população tenha de se isolar em casa sem o contato social para evitar que o vírus se espalhe ainda mais.
Diferente da pandemia da Idade Média que ficou concentrada na Europa, a atual pandemia se tornou um problema mundial. A taxa de mortalidade do Covid-19 se mostrou até então muito menor que a peste negra, porém se for negligenciada (como está sendo por muitas pessoas, inclusive nosso atual presidente) poderá deixar vim rastro de milhares de pessoas mortas.
Raíssa de Souza 2ºB
ResponderExcluirNo século XIV, a Europa, Ásia e a África estavam ligados por uma complexa rede comercial, como a “Rota da Seda”.
A Peste Negra foi a pior pandemia da história da humanidade. Algo que podia durar até 10 anos, uma doença que se espalhava extremamente rápido. Algumas das teorias dos médicos na época, era que a doença podia ser transmitida por contato físico, outras teorias eram que a bactéria era espalhada pelo ar, bebidas contaminadas; uma das mais faladas era que a bactéria era transmitida por conta das pulgas dos ratos mortos, no qual ela precisava de hospedeiros vivos para se desenvolver.
Naquela época, os mesmos navios que traziam riquezas e prosperidade para a Europa, agora traziam um inimigo invisível. A Peste Negra se integrou na Europa pelos portos italianos de Veneza, e a praga se espalhou tão rápido que não conseguiram dar nome, só foi chamada de Peste Negra anos depois.
O COVID-19 é um alastramento descontrolado de ratos e pulgas convivendo com seres humanos no continente asiático e desde lá espalhou-se para Índia, Síria, Pérsia, até chegar na Europa.
Coronavírus veio para mostrar a todas as gerações, como microrganismos podem mudar suas vidas sabendo que milhares de pessoas estão morrendo. A pandemia do século XXI, pode-se sim ser comparada à pandemia do século XIV, pois estão morrendo diversas pessoas, obviamente não na mesma quantidade e na mesma rapidez. Mas é algo que deve ser de extrema importância e atenção para todos, e como sabemos tem muitas pessoas que não estão dando a devida importância ao fato. O brasileiro só vai entender a gravidade quando a taxa de mortalidade ultrapassar 10 mil, e está bem perto.
Ok
ExcluirGiovanna Bartouche de Jesus - 2°C
ResponderExcluirA peste negra era uma doença transmitida pelas pulgas dos ratos. Essa peste foi considerada como a pior tragédia da história da humanidade, na Europa cerca de 70 milhões de pessoas morreram, foi tão grave que o continente só conseguiria recuperar sua população depois de 200 anos.
Na época ninguém sabia realmente como era a transmissão da doença, então começaram a falar que essa doença surgiu pelos pecados das pessoa, logo depois disseram que a doença era transmitida pelo ar e por contatos físicos. Isso causou uma enorme crise econômica.
A peste negra não atingia apenas os humanos, os animais também,se contaminavam e morria. Com a morte dos animais, a população não iria morrer apenas com a doença, mas de fome, pois os animais faziam parte da cadeia alimentar.
Coronavírus é um vírus originado na China, que é transmitido por contatos físicos, gotículas. Há muitas semelhanças entre peste negra e Coronavírus, uma delas é que: profissionais da saúde usavam roupas e máscaras especializadas para cuidar dos infectados, do mesmo modo que hoje em dia temos que usar para prevenção contra o covid -19, não apenas médicos devem usar máscaras, mas sim todos.
A peste negra se originou na Asia e foi transmitida por meio das rotas comerciais.A peste negra é provocada pela bactéria Yersínia pestis, que é transmitida ao ser humano por meio de pulgas que infestam ratos e outros roedores.
ResponderExcluirNa época que surgiu essa doença os médicos não sabiam explicar, então diziam que ela surgiu com os pecados de cada pessoa.
Essa doença gerou uma granada falha na economia.
O Corona vírus surgiu na China, é transmitida por contato do vírus com as mucosas humanas,e assim como na época da peste negra ainda não foi descoberta uma forma de explicar a doença, porém para a prevenção do Corona vírus precisamos usar máscaras e evitar aglomerações.
SABRINA VICTÓRIA 2D
ResponderExcluirA peste negra se originou na Asia e foi transmitida por meio das rotas comerciais.A peste negra é provocada pela bactéria Yersínia pestis, que é transmitida ao ser humano por meio de pulgas que infestam ratos e outros roedores.
Na época que surgiu essa doença os médicos não sabiam explicar, então diziam que ela surgiu com os pecados de cada pessoa.
Essa doença gerou uma granada falha na economia.
O Corona vírus surgiu na China, é transmitida por contato do vírus com as mucosas humanas,e assim como na época da peste negra ainda não foi descoberta uma forma de explicar a doença, porém para a prevenção do Corona vírus precisamos usar máscaras e evitar aglomerações.
A peste negra ou foi uma doença que assolou a Ásia e a Europa. No continente europeu, o auge da epidemia ocorreu de 1347 até 1353, durante a Idade Média. Ela tem sua origem na Mongólia e se espalhou pelo Ocidente através dos barcos que realizavam o comércio entre Ásia e Europa. Na Europa, calcula-se que 25 milhões de pessoas tenham morrido, o que significava um terço da população deste continente naquela época.
ResponderExcluirA doença era transmitida por pulgas de ratos contaminados, os quais eram trazidas em navegações comerciais, assim facilitando a propagação da peste. No começo as pessoas não levaram a sério a doença, pensavam que era Deus castigando todos eles. Depois começaram a desconfiar que essa doença podia ser transmitida pelo ar ou pelo contato físico. O isolamento era a salvação, mas era difícil de se fazer pois o vírus só aparecia dentro do ser 5 dias, até fazer o isolamento a pessoa contaminada já havia transmitido para diversas pessoas.
Os animais também eram infectados, como os bois, vacas, porcos e ovelhas. E se esses animais morresse na Europa Medieval, os europeus estavam ferrados, pois a carne, o leite, roupas e agricultura dependia desses animais.
Essa peste foi a pior tragédia da história humana, na Europa, cerca de 30% a 60% da polução morreu totalizando mais de 70 milhões de pessoas. Sua maior consequência foi o seu impacto sócio-econômico Mundial.
A semelhança com o coronavírus é que ela é uma doença originada em específico na China, que se espalhou pelo mundo através de voos e locomoção de pessoas entre estados e países. A doença é contagiosa, e não se tem uma cura definida atualmente, criando cidades fantasmas ao redor do mundo. A diferença também é que com a peste, as cidades eram fantasmas devido ao seu alto número de mortes, enquanto com o coronavírus, elas são fantasmas devido ao distanciamento social. E a outra semelhança é que a peste negra matou milhares de pessoas e o Corona também está matando muitas pessoas pessoas.
Laysa Capuano
2C
Ana Moreira - 2°D
ResponderExcluirO alastramento descontrolado de ratos e pulgas convivendo com seres humanos, começou a contaminar os chineses e asiáticos em larga escala, e através dos mercadores, comerciantes e seus produtos, a doença se espalhou até então chegar na Europa.
Em 1346 as pessoas não tinham a menor noção do porque aquilo estava acontecendo, de onde veio e muito menos com o que elas estavam lidando, apenas tinham a certeza de que a doença era incessável. Não adiantava procurar a ajuda médica da época, os remédios não funcionavam e após 4 ou 5 dias do surgimento dos primeiros sintomas, a pessoa contaminada viria a óbito.
A ciência da época tentou buscar informações de todas as formas para o que estava ocorrendo, mas nunca chegavam a uma conclusão de contaminação física, sendo assim eles voltaram suas atenções ao único sentido que tinham das coisas, o religioso; espalharam boatos de que aquilo vira a ser um castigo de Deus, logo as pessoas passaram a orar, venerar imagens de santos e a construir igrejas, ou simplesmente a se suicidar.
O isolamento social das pessoas infectadas teria sido a salvação, mas infelizmente não foi algo possível de ser conseguir naquela época. A doença, que só veio a ficar conhecida como Peste Negra séculos depois, também contaminou os animais, o que trouce um impacto ainda maior para a economia, e agora os europeus não morreriam só de peste, mas também de fome e frio.
Na Europa cerca de 30% a 60% da população veio a óbito, totalizando 70 milhões de pessoas mortas pela peste, aquilo foi com certeza a pior tragédia da humanidade, tanto que o continente Europeu só veio a recuperar sua população 200 anos depois do ocorrido. No mundo todo a estimativa de mortes varia entre 75 a 200 milhões de pessoas, um número altíssimo para época, porque se o mundo todo tinha aproximadamente 500 milhões de pessoas, praticamente metade da população mundial foi decimada em apenas 7 anos.
Analogia: Peste Negra e Corona Vírus
Assim como a Peste Negra, o Corona Vírus também é originário do continente asiático, as duas doenças são consideravelmente fáceis de se contrair, não possuem cura, são transmitidas pelo ar e envolvem problemas respiratórios; porém naquela época não existiam meios de transporte como os aviões, navios e automóveis, o que facilitou muito o alastramento do Corona Vírus, em um curto espaço de tempo. Enquanto a Peste Negra fora transmitida pelas bactérias das pulgas e piolhos, o Corona Vírus é um vírus e não uma bactéria, e ainda não temos total certeza de qual foi o animal responsável por transmitir o vírus, mesmo que de certa forma, o ser humano seja nos dois casos, o principal responsável por tudo isso.
JENNIFER FIGUEIRO 2 ano E.
ResponderExcluirRelação entre a Peste Negra e o Corona Vírus.
A 700 anos atrás a Peste Negra foi a doença mais devastadora da historia. Ela começou em 1342 e foi até 1353 e cerca de 75 a 200 milhões de pessoas morreram.
As pessoas no começo não acreditavam como a doença podia matar, igual ao vírus do covid-19. No começo todo mundo achou que não era nada mais. Mas em pouco tempo todos vimos a gravidade da doença.
A ciência na época não era como atualmente, eles não tinham os recursos que temos hoje. Por isso a doença se espalhou muito rápido e sem muitas notícias e precauções. Mas com o Corona Vírus a gente já sabe como transmite e como nos previnir.
A pandemia da Peste Negra também começou na china. Porque um alastramento de ratos que conviviam com as pessoas contaminaram os chineses. E esse novo virus surgiu por meio dos morcegos que transmitiram para as pessoas.
Com a Peste muitas pessoas morreram assim como muitas pessoas estão morrendo.
Mas eu acredito que o covid-19 não durará tanto tempo assim nem matará tantas pessoas como a Peste Negra. E logo tudo isso vai acabar, e todos vamos ficar bem.
Jammily Vitória Quirino 2°B
ResponderExcluirPeste negra veio da Ásia, que foi passada da pulga dos ratos, e os médicos não sabia dizer oque era exatamente, então diziam que viam dos pescadores, e essa doença é muito parecida com o Covid pq as pessoas não acreditava que podia matar e não queria se isolar
Maria Eduarda Tavares Rocha - 2°D
ResponderExcluirA peste negra foi uma doença que veio da Ásia (originalmente da china) e que foi passado por ratos que conviviam com as pessoas. Essa doença começou em1342 e foi até 1353 e cerca de 75 a 200 milhões de pessoas morreram.
O Corona vírus surgiu na China, e é transmitida por contato do vírus com as mucosas humanas, e assim como na época da peste negra, ainda não foi descoberta uma forma de explicar a doença, porém para a prevenção do Corona vírus todos já sabemos o que fazer. Por exemplo, uso da máscara e do álcool em gel.
Principalmente o isolamento. Algo que quase ninguém respeita