sábado, 7 de março de 2020

Renascimento (2º ano E.E Félix Porto)

Olá minhas amigas e meus amigos, peço desculpas pela ausência da atividade no dia que informei, infelizmente ocorreu imprevistos por conta de problemas técnicos com o blog, já solucionado,

 Bom vamos á atividade, Dante Alighieri retrata em sua obra a Divina comédia: O INFERNO, á atividade consiste em analisar á imagem, pesquisar o que significa essa visão que Alighieri esta passando para o público e opinar fazendo alguma alusão aos tempos atuais.  (atividade vale de 0 á 5, tendo como data limite 12/03)


81 comentários:

  1. Bom dia! Eu vejo muitas pessoas trabalhando e alguns anjos rodeando as pessoas e la em cima no topo eu acredito que seja o céu.Ou seja as pessoas tem que trabalharem muito sem cometer pecados porquê tem anjos olhando elas.E assim eles chegam ao céu.
    Guilherme Ferreira Flores 2°E

    ResponderExcluir
  2. O são 9 círculos o 1
    É destinado aos pagãos virtuosos e aos não batizados, àqueles que morreram antes da vinda de Jesus Cristo, o 2 círculo Encontra-se a sala do julgamento, é lá que o juiz do inferno, e o 3 círculo Encontram-se os gulosos, atolados numa lama suja, são punidos ao ficarem prostrados debaixo de uma forte chuva de granizo, o 4 circulo É o destino dos pródigos e avarentos, que possuem como punição, o 5 círculo Abriga os acusados de ira, estes ficam amontoados em um lago formado de água e sangue borbulhante, o 6 círculo lugar dos que em vida foram hereges, os que não acreditaram na existência de Deus e de Jesus como seu Filho o,7 círculo É o destino dos que praticam violência, o 8 círculo É dividido em dez fossos, onde são punidos diversos pecados, o 9 círculoCujo pavimento é formado por gelo, é onde estão presos os traidores.


    Pedro Silva Dos Santos 2° E .

    ResponderExcluir
  3. Na obra Dante retrata o mapa do inferno,onde ele diz ter ido e voltado. Dante diz que que o inferno fica em um lado isolado no planeta,no caso perto ali da região da África. O inferno é descrito por dante com 9 círculos onde cada pecador irá receber o castigo merecido aos seus pecados. Considerando a visão da época, acho que Dante retratou o inferno por ser relacionado ao divino e assim as pessoas iriam seguir ou acreditar pois seguiam uma visão da igreja católica. Assim sua arte era aceita pelo povo. Uma alusão aos tempos modernos,na minha opinião é que homens que querem ganhar a confiança do povo/pessoas ,usa a religiosidade como uma alavanca para conseguir o que querem.
    Aluna:Karen Victoria 2ºE

    ResponderExcluir
  4. Na obra Divina Comédia, Dante retrata o inferno dividindo-o em 9 círculos. Cada círculo corresponde a um pecado e como o pecador irá sofrer durante toda a sua eternidade.
    Primeiro Círculo: o Limbo (virtuosos pagãos)
    Segundo Círculo: Vale dos Ventos (luxúria)
    Terceiro Círculo: Lago de Lama (gula)
    Quarto Círculo: Colinas de Rocha (ganância)
    Quinto Círculo: Rio Estige (ira)
    Sexto Círculo: Cemitério de Fogo (heresia)
    Sétimo círculo: Vale do Flegetonte (violência)
    Oitavo círculo: o Malebolge (fraude)
    Nono Círculo: lago Cocite (traição).
    Uma alusão aos dias de hoje, seriam os homens que para conquistarem o que querem usam a fé e a religião das pessoas para porem medo nas mesmas e fazerem o que eles querem.

    Yasmim dos Santos Pereira, 2°B

    ResponderExcluir
  5. Na obra divina comédia que está retratado acima,podemos ver diversas etapas até o topo,trazendo para o tempo de hoje podemos entender que muitas pessoas acreditam no fato que se agirem o máximo pelo certo,evitar erros e não pecando,chegará ao céu.

    nome: Lucas Augusto de Oliveira
    2 ano E

    ResponderExcluir
  6. Na obra acima é retratado o mapa do inferno, que pode ser usado em comparação com o tempo atual. Isso é que algumas pessoas acreditam que o inferno pode sim ser separado em várias etapas, é que é necessário passar por diversas delas pra chegar no céu.

    Isadora carvalho de castro 2°E

    ResponderExcluir
  7. Ela representa um dos maiores clássicos da literatura universal.
    Ela está dividida em 9 círculos, cada um dele representa um pecado e como o pecador irá sofrer com esse pecado.
    Um exemplo de alusão da atualidade, é que o homem usa basicamente a religião pra botar medo nas pessoas pra eles conseguirem o que querem, usam a religião como ferramenta para doutrinar as pessoas e conseguirem o que desejam.

    Maria Eduarda Tavares Rocha, 2°D

    ResponderExcluir
  8. Dante fez essa obra pois afirmou ter ido ao inferno e voltado. Disse que cada pessoa que comete o pecado ficaria em um dos 9 círculos onde cada círculo simboliza um pecado.
    Na época a igreja Católica estava no poder. Então ela fazia com que as pessoas sentisem medo do que iria acontecer quando elas morressem. Dessa forma as pessoas eram submissas a igreja.
    Na minha visão nos dias atuais o homem usa a religião para conseguir o que quer,fazendo com que as pessoas sintam medo.

    Jennifer de Bortole Figueiro - 2°E

    ResponderExcluir
  9. Dante,cujo afirma ter ido ao inferno e retornado
    na imagem é retratado o inferno,que consiste em 9 círculos,cada círculo retrata pecados e coisas vistas como errado pela igreja!
    os círculos simbolizam as fases do inferno,por onde cada ia pessoa iria passar de acordo com seus erros.
    Uma alusão referente aos tempos de hoje seria que pessoas usam o nome de Deus e a religião em sí para quererem se colocar acima das pessoas e assim impor o medo e esconder a realidade!

    Gustavo Novaes 2E

    ResponderExcluir
  10. A obra em questão “A Divina Comédia” de Dante Alighieri, um dos maiores clássicos da literatura mundial escrita durante o Renascimento, retrata o inferno, onde utiliza de 9 círculos para representar os pecados do mais leve ao mais repugnante, e as punições que os pecadores irão receber por toda a eternidade.
    É considerada uma obra que reafirma os valores cristãos, onde, até mesmo o papa Bento XV realizou uma declaração oficial onde relata a importância da composição de Dante. Entretanto, mesmo sendo uma obra que traz um forte elogio à igreja católica, pode em certos momentos, ser interpretada como uma crítica à instituição.
    Portanto, a alusão dos tempos atuais que se encaixa com o contexto apresentado na obra é sobre a ganância dos homens no meio religioso. Pessoas utilizam da crença de outros para as ludibriarem com suas promessas que não podem ser cumpridas, fazem com que as pessoas sejam manipuladas através do medo do desconhecido, medo da punição, medo do inferno.

    Jéssica Mª dos S. Vieira - 2º D

    ResponderExcluir
  11. Eu vejo várias pessoas fazendo em cada dos 9 círculo cada círculo um desenho diferente

    Vitor Eduardo Silva Souza 2E

    ResponderExcluir
  12. A imagem apresenta como Dante retrata o Inferno em sua obra: tendo o formato de um cone composto por nove círculos que descem até o centro da Terra, onde diferentes pecadores são punidos, possuindo seu portão de entrada localizado na cidade de Jerusalém.
    As almas condenadas ao Inferno são mandadas à círculos específicos aos seus pecados cometidos em vida, onde são punidos de acordo. Os seis primeiros círculos são utilizados para punirem pecados realizados inconscientemente, enquanto os últimos três para pecados realizados conscientemente.
    Os pecados punidos em cada círculo são, em ordem: Não ser batizado, Luxúria, Gula, Avareza, Ira/Rancor, Heresia, Violência,Fraude, e por fim, Traição.
    Diante dos pecados retratados acima vale ressaltar que a Divina Comédia era um poema de base Teocentrica e Ética da época em que o poema foi publicado.
    Apesar disso, a obra também faz críticas à diversas figuras históricas e religiosas, sendo assim uma crítica aos "homens por trás de Deus", tanto quanto uma carta de amor a Deus.
    Por fim, a obra faz alusão, de forma geral, a natureza humana. Ela trata da jornada do homem junto da razão em busca da libertação de seus desejos. A natureza humana é feia, suja; mas isso não significa que devemos aceitá-la, pois através da lógica e do "amor"(no caso da obra por Beatriz e Deus) que podemos alcançar a salvação.


    Matheus Almeida de Medeiros - 2°ano D

    ResponderExcluir
  13. podemos ver diversas etapas do tempo, vemos também 9 círculos dos pecados mais leves até nos mais extremos vista pela igreja,trazendo para o tempo de hoje podemos entender que muitas pessoas acreditam que as coisa que elas fazem se não for certa para a igreja elas não vão por céu.

    Nome:Gleisielen Mendes de Jesus
    Série: 2°ano D

    ResponderExcluir
  14. Dentro da obra, fica evidente que, pelo seu significado religioso e que faz uma apologia à todos os pecados capitais, os 9 círculos representam cada um deles, onde, na obra se passa em uma contradição ao destino após a morte.

    Aluna: Júlia Damasceno Silva 2° B

    ResponderExcluir
  15. A Divina Comédia é basicamente a história da conversão de um pecador ao caminho de Deus. Os versos sublinham a necessidade de se seguir o caminho do bem e da ética.
    O protagonista é o símbolo do ser humano vulgar e representa o cidadão comum, que tem dúvidas, hesita, é tentado pelo mal.

    Nickoli Lourenço 2 D

    ResponderExcluir
  16. O “Inferno” é visto como um vale profundo em forma de funil. É formado de círculos que vão se estreitando, à medida que cresce a gravidade das penas dos condenados. As imagens vistas por Dante tornam-se cada vez mais sombrias ao passo que desce ao vale infernal.
    São 9 círculos, o primeiro é destinado para os pagãos virtuosos e aos não batizados,o segundo circulo é onde os julgamentos é feito por minos que estipulava o circulo do inferno de acordo com o grau do pecado,o terceiro círculo encontram-se os gulosos, atolados numa lama suja de baixo de tempestades constantes, sozinhos, sem poder falar uns com os outros, o quarto círculo, era aquele dos avarentos e pródigos. Aqui, as riquezas materiais vindas da vida terrena se transformariam em enormes barras de ouro, o quinto círculo era o lugar dos que tivessem cometido o pecado da ira, e, aqui, a punição seria lutarem uns com os outros na margem do Rio Estige, com Lúcifer escondido abaixo da lama escura. O sexto círculo, era destinado aos hereges, dentre os quais aqueles que não reconheciam a existência de Deus. O sétimo círculo é designado aos violentos; no entanto, existem três formas de violência, ou seja, existem três vales, sendo eles, o primeiro para as almas que foram violentas com seu próximo, o segundo direcionado para os suicidas, e o terceiro, dirigido aos que praticaram a violência perante Deus. O oitavo círculo é dividido em dez fossos nos quais, punem-se diversos pecadores: os simoníacos, os ladrões, os hipócritas, os corruptos, os rufiões, os sedutores, os lisonjeiros, os falsários e maus conselheiros, e aqueles que disseminaram a discórdia em vida. Último círculo do inferno, É o abismo gelado de Lúcifer, no qual acontece a punição pelo pecado da traição, seja ela contra sua própria família ou a pátria.
    Nos faz pensar bastante em nossas ações e mostra que toda ação terá seu preço, seja ser constantemente arrastado pelo vento em um turbilhão de almas atormentadas por ter sido luxurioso, queimado até virar cinzas para renascer só para repetir o processo infinitamente por ter passado a eternidade se afogando em um lago de estrume,por ter sido bajulador.
    Eu acho que a obra ``O Inferno`` e uma representação ao antropocentrismo e ao humanismo, tirando o direito ligado ao divino como é de praxe da igreja.

    Alyfy Fernando 2ªE

    ResponderExcluir
  17. Na obra Dante retrata como seria o inferno, onde mostra Nove Círculos, Três Vales, Dez Fossos e Quatro Esferas. Onde cada círculo abrange um castigo de acordo com o que cada pessoa fez em vida, e também há o Limbo onde as pessoas esperam por um julgamento.
    Dante dizia que já tinha ido ao inferno, e nessa obra retrata o que ele viu.
    No meu ponto de vista não só antigamente, como hoje o homem utiliza da religião para justificar seus atos,como por exemplo homens que querem implantar suas ideologias e alegando que a religião permite e acoberta, na época em que a obra foi feita, ela servia como um aviso mostrando o que aconteceria com quem praticasse cada pecado, e antes a Igreja era o poder então tudo que ela falasse era lei, por Dante ser Católico a Igreja recebeu e implantou essa imagem alegando der verdadeira. Hoje muitas pessoas não acreditam em nada então essa obra para elas é indiferente, mas para os que tem uma religião na qual acredita que o inferno exista essa obra pode ser considerada como um alerta para que não cometam pecados para que não sejam punidos,e mesmo que muitos digam que não a Igreja ainda tem muita influencia no meio em que vivemos, e muitos utilizam disso para se aproveitar de forma negativa.

    Isabela Cristina
    2º E

    ResponderExcluir
  18. A obra divina tem 9 etapas , cada uma representa o pecado, com um pensamento que é alcançar o topo , que seria o céu o paraíso , não tendo nenhum pecado.o que podemos trazer para os tempos atuais , é que a igreja continua com esse pensamento , que para a pessoa ser salva não teria nenhum pecado,fazer as coisas certas para ir para o céu.

    ResponderExcluir
  19. A obra a comédia divina tem 9 etapas sendo que cada uma representa os pecados,com um pensamento de chegar ao topo que é representado como o céu sem ter nenhum pecado.o que podemos trazer para os tempos atuais é que a igreja católica tem esse pensamento , que para você ser salvo teria que fazer as coisas certas sem ter nenhum pecado. Nome : Ellyda do 2 ano C .

    ResponderExcluir
  20. De acordo com pesquisas ..
    O primeiro círculo da imagem é voltado aos pagãos, ou seja, aqueles que não são batizados;
    O segundo círculo representa a sala de julgamento;
    O terceiro círculo representa os povos sujos, atolados no pecado;
    O quarto círculo representa os pródigos e avarentos;
    O quinto círculo são os acusados de ira (ódio)
    O sexto círculo representa aquele que não são capazes de acreditar na existência de Deus;
    O sétimo são para os violentos;
    O oitavo representa os pecados mais frequentes;
    O nono círculo os traidores.
    Na minha visão geral vendo cada círculo, tiro a conclusão que seria o caminho pro inferno, talvez por percebemos que "são todos" considerados pecadores.
    Ainda nos dias atuais ninguém e perfeito ao ponto de não cometer pecado, mas com o caminho do pecado vai afastando do Reino dos céus!!!

    Geovana Bonagura 2°E

    ResponderExcluir
  21. Sobre a imagem, refere-se a o inferno de Dante que nós vemos os pecados dos mais leves ao mais extremo, são 9 círculos de pecado, os 6 primeiros círculos é aquele que o pecado foi inconscientemente, já os 3 últimos são os pecados que foram feitos conscientemente.
    Essa obra trata-se das pessoas acharam que no mundo de hoje se o que elas fizerem não condiz com as regras da igreja, elas vão ser punidas.
    Mas hoje em dia nem todas as pessoas acatam essa ideia, pois no mundo de hoje o conhecimento já é maior sobre as religiões.
    Nome: João Pedro Dias de Souza
    Série: 2°E

    ResponderExcluir
  22. Eu vejo 9 etapas que representa os pecados, sendo assim são vista como coisa errada pela igreja, são varias etapas que representa o inferno e é necessário passar por essas etapas para chegar até o céu. Nos tempos de hoje usam a religião como arma para fazer as pessoas sentirem medo para elas seguirem a doutrina da igreja e não cometer nenhum pecado.

    Gabriella Araújo Silva 2ºD

    ResponderExcluir
  23. Na obra é retratado um mapa do inferno dividido em 9 partes,como se cada parte do mapa fosse um pecado. E com isso nos tempos atuais o Homem usa a religião e a igreja para dizer o que é certo ou errado,fazendo que as pessoas sintam medo do tal inferno.
    Phablo Santos 2E

    ResponderExcluir
  24. A obra retrata o inferno, e que se você for uma pessoa boa você vai para o céu mais para isso você tem que passar por algumas etapas, e comparando com o tempo que estamos vivendo e que é pregado se você pecar ou algo semelhante você não é digno de ir aos céus

    Jammily Vitoria Quirino 2°B

    ResponderExcluir
  25. A imagem retrata a passagem de Dante pelo inferno, nessa imagem existe uma espécie de divisão em círculos, associado aos pecados cometidos, sendo o último de maior gravidade, traição. Nessa divisão as pessoas teriam medo de seus atos. Trazendo para os dias atuais vemos que pouca coisa mudou mesmo depois de tanto tempo pessoas continuam sendo controladas e manipuladas por seus medo.

    Gabriel Santana de Lima 2°ano D

    ResponderExcluir
  26. A obra de Dante, fala que o inferno é um local no interior da terra formado por nove círculos. A imagem descrita por Dante esteve baseada na cultura medieval, onde o universo era formado por diversos círculos concêntricos.
    Dante descreveu sobre sua época, mas também mostra temas que temos até hoje, pois ultrapassam o espaço geográfico e o tempo histórico, é bem examinado as condições humanas. Percebi várias pessoas andando e trabalhando, apenas seguindo a sua vida e cumprindo etapas, acredito que uma alusão ao tempo atual seria as pessoas que ainda são "cegas" pela religião/classe dominante, que só trabalham por toda a sua vida, e crêem que se passarem por varias etapas, trabalhando, não pecando e sendo o que consideram "boas pessoas" chegarão ao céu, mesmo depois de passar por diversas figuras e ciclos.

    Patrícia S. Almeida 2°B

    ResponderExcluir
  27. Dante retrata como seria o inferno, já que o mesmo dizia ter ido e voltado de lá.
    A Divina Comédia é descrita com nove círculos de sofrimento localizado dentro da terra, baseado no conceito medieval de inferno já que na época a igreja tinha uma grande influência de poder nos governos e reinos da época.
    Uma alusão aos dias atuais seriam os homens usaram a fé e a religião para controlar as pessoas pelo medo e assim terem poder sobre as mesmas.

    - Ronald 2ºE

    ResponderExcluir
  28. A obra divina comedia: o inferno, mostra 9 círculos (camadas) do que seria a representação do inferno, segundo Dante cada camada do inferno é para um tipo de pecado diferente, onde quanto maior for seu pecado, maior será seu castigo, ele começa falando da travessia das almas e em seguida já inicia sua visão sobre os pecadores e suas punições.
    Assim como a igreja também faz com seus fiéis, ela impõe medo em seus seguidores e afirma que se eles cometerem algum tipo de pecado, essa será sua punição, em alguns casos esta atitude vai ao extremo, e as pessoas ficam fissuradas em serem ‘’perfeitas’’ para que não tenham que passar por essas punições, e acabam induzindo outras pessoas a serem assim também, ou seja, na falha tentativa de buscarem a perfeição elas acabam condenado a si mesmas ao sétimo círculo que fala a respeito da violência com sigo mesmo (nas vezes em que você se cobra muito a ser ‘’perfeito’’, para que Deus te aceite no reino dos céus) e da violência com o próximo (no caso de você de certa forma tentar obrigar as pessoas a serem assim também).

    Milena Araújo 2°E

    ResponderExcluir
  29. Nessa imagem vejo 9 círculos, a cada círculo tem um significado,Dante fez esses círculos baseados em uma teoria "medieval" de que o universo era formado em círculos concêntricos!!
    O círculos representam os pecados e suas consequências como são nove círculos cada um tem um nível depende do teu pecado quanto maior for ele maior será a sua consequência... e essa parte em que vemos como se fosse um gelo é o abismo gelado de Lúcifer esse abismo tem uma grande punição votada para a traição seja ela contra sua família ou a pátria.


    Mayara Lima Alcântara 2°E

    ResponderExcluir
  30. O poema escrito pelo autor Dante Alighieri é um clássico da literatura mundial escrito durante o Renascimento.
    A Divina Comédia foi escrita em florentino, no início do século XIV, e pretendeu fazer uma síntese enciclopédica do conhecimento científico e filosófico da Idade Média.
    Nesta obra, o Inferno descrito por Dante está em forma de um funil, que segue em direção ao centro da terra, onde Lucífer está à espera. É contido por nove círculos, e em cada círculo são punidos pecados distintos, de acordo com seu grau de “gravidade”. Os pecados menos graves são punidos nos primeiros círculos e os mais graves nos últimos.

    A alusão que se encaixaria seria como os pecados refletem no modo de vida das pessoas e como os pecados coincidem com suas atitudes atualmente.
    Além de que também se encaixa no fato da igreja manipular seus seguidores, os fazendo ter medo de serem castigados eternamente, e com isso, a igreja consegue obter lucro e poder sobre os mesmos.
    Aluno: Ingrid Ferreira de Araujo 2° ano D

    ResponderExcluir
  31. A obra faz alusão ao Inferno, contendo 9 camadas, cada um, seria um destino infinito de sofrimento para cada um que estivesse sido enviado, sendo castigado para sempre. E por meio disso, na época, a Igreja Católica controlava os fiéis com o medo, e hoje em dia não é diferente. Políticos, líderes religiosos, etc (claro, nem todos) controlam uma certa parte da população com o medo ou com outros métodos.

    Renato Carrilho Lopes 2°B

    ResponderExcluir
  32. Dante retrata que ele diz yer ido e voltado do inferno, onde ele demonstra ser dividido em 9 circulos, e cada circulos signica um pecado.
    Que nos faz pensar nas nossas ações, pois cada ação terá um preço

    Jhonatha 2°ano E

    ResponderExcluir
  33. Esta imagem nos mostra a visão de Dante alighieri, sobre a vida após a morte.
    E acredito que essa imagem tenha cada situações como (luxuria, preguiça, inveja e etc...)
    E tambem percebi que esta imagem é parecida com um funil, onde que quando os pecados vão aumentando vc vai se aproximando mais de lucifer (Diabo)
    E a humanidade de hoje em dia tambem ficam falando que, isso acontecerá um dia como diz essa imagem, (algumas igrejas falam dessa forma ou até pior


    Nome:Pedro Henrique Gomes dos Santos

    Serie:1°B

    ResponderExcluir
  34. Dante fez essa obra pois afirmou ter ido e voltado do inferno.Ele representa um dos maiores clássicos da literatura universal,eu vejo algumas pessoas trabalhando e alguns anjos rodeando as pessoas e lá encima no topo eu acredito que seja o céu
    Isabelly Christie Alves 2°D
    Bjus

    ResponderExcluir
  35. Relata o inferno onde utiliza 9 círculos para reapresentar os pecados e as punições que os pecadores irão receber pela eternidade.
    É uma obra que reafirma os valores cristãos, onde o papa bento XV relatou a importância da afirmação de Dante.
    A alusão aos tempos atuais se dá pela ganância dos homens na obra em questão.
    Pessoas utilizam da crença para manipular as os crentes através do medo do inferno.

    Sabrina Victória Pires Batista 2° D

    ResponderExcluir
  36. Dante fala que o inferno está em forma de funil e é dividido em 9 círculos, cada parte são pecados diferentes a pessoa será punida de acordo com o grau da gravidade.
    Na época como as pessoas seguiam muito a igreja católica, elas iriam acreditar no que eles diziam pois seguiam tudo o que a igreja impunha. Uma comparação com os dias de hoje é que as pesssoas usam a religião para convencer pessoas ou conseguirem o que querem.


    Giovanna de Araujo Barros 2°E

    ResponderExcluir
  37. A obra relata nove passagens que Dante, teria dito que viu,cada passagem com seu "grau" determinando aonde cada pecador ficasse conforme seus erros em terra, querendo implantar medo,e com isso conseguir fiéis.Hoje em dia eu creio que existe isso, porém não como antigamente,pois hoje muitos já têm sua forma de agir e pensar,e com isso não se preocupam,com essa possível"ameaça",no fim da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na obra, Dante retrata o inferno, dividindo-o em nove círculos, onde cada círculo representa um pecado diferente e a gravidade desse pecado
      Na época, as pessoas eram dominadas pela igreja católica por meio do medo, acreditando em tudo o que eles diziam.
      Fazendo alusão aos dias atuais, as pessoas usam a crença para controlar os crentes, fazendo elas terem medo de ir para o inferno e manipulando-as para conseguir o que querem.

      Johnnathan Ferreira B. da Silva 2°D

      Excluir
  38. Na imagem, trata-se de uma "explicação" de como sera para com aqueles que nao seguem, ou nao cumprem, certamente com a religião.Ela explica a cada qual tipo de pessoas tera seu castigo, e tbm pq tem esse castigo.
    Para comparar com os dias de hoje, é que nem quando os pais de alguem, amigos ou algum familiar, fala para irem pra igreja pq se não vai pro inferno, querendo doutrinar as pessoas através do medo, ao invés do tal amor q tanto falam nas religiões.

    ResponderExcluir
  39. A obra de Dante retrata uma visão do inferno dividida em nove círculos e como cada um pagara seus pecados.
    Na época a igreja católica estava no poder, então ela tentava controlar as pessoas utilizando o medo. Talvez por esse motivo Dante retrataou o inferno dessa maneira.
    Uma alusão aos dias atuais, seria, em alguns casos a religião tentar manipular, colocar medo e utilizar a fé de alguns fiéis para fazer o que eles querem.
    Tamiris Moura Araujo- 2°C

    ResponderExcluir
  40. Uma coisa que dante retrata, é o inferno que é dividido em 9 espaços, lugar onde ele supostamente passou. Cada um desses espaços ficam um pecado e a gravidade de cada um, levando a uma punição cada vez mais severa.
    Uma das coisas que eles mais acreditavam e seguiam, era a própria Religião.
    Acho que séria isso uma comparação com o mundo de hoje. As pessoas ligavam muito para a igreja e faziam tudo o que falavam. Supostamente a mesma coisa acontece com os dias de hoje. Pode ser um pouco diminuído mas mesmo assim muitas pessoas seguem o que a igreja fala. Mal sabendo se isso é bom ou ruim. Apenas seguem.

    Ana Carolina 2°E

    ResponderExcluir
  41. Esta obra de Dante retrata que
    está dividida em 9 círculos, cada um dele representa um pecado e como o pecador irá sofrer com esse pecado.
    Na época a igreja católica estava no poder controlando as pessoas através do medo sem elas terem seus direitos, assim Dante retratou o inferno dessa maneira.
    Nós dias atuais em alguns casos a religião usar a fé de pessoas para conseguir oque querem.
    Hannan Rangel Sampaio 2°C

    ResponderExcluir
  42. Na obra Dante retrata o mapa do inferno,onde ele diz ter ido e voltado. Dante diz que que o inferno fica em um lado isolado no planeta,no caso perto ali da região da África. O inferno é descrito por dante com 9 círculos onde cada pecador irá receber o castigo merecido aos seus pecados. Considerando a visão da época, acho que Dante retratou o inferno por ser relacionado ao divino e assim as pessoas iriam seguir ou acreditar pois seguiam uma visão da igreja católica. Assim sua arte era aceita pelo povo. Uma alusão aos tempos modernos,na minha opinião é que homens que querem.

    Wendrick Silva Amaral 2°C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na obra Dante retrata o mapa do inferno,onde ele diz ter ido e voltado. Dante diz que que o inferno fica em um lado isolado no planeta,no caso perto ali da região da África. O inferno é descrito por dante com 9 círculos onde cada pecador irá receber o castigo merecido aos seus pecados.Na época a igreja Católica estava no poder. Então ela fazia com que as pessoas sentisem medo do que iria acontecer quando elas morressem.Nós dias atuais as religiões usam a fé das pessoas para conseguir o que querem,algumas coisas mudaram hoje em dia e outras não,tem muitas gente que ainda tenta manipular os fiéis.


      Laiz Ferreira dos Santos 2°C

      Excluir
  43. Em sua obra Dante retrata o inferno em um formato de funil, dividido em 9 círculos.Cada círculo representa um pecado, cada pecado tem uma consequência.As pessoas antigamente seguiam a igreja e os mandamentos para não pecarem, pois o povo tinha medo do demônio e de ir para o inferno,então eles achavam que através da igreja eles poderiam conseguir se salvar do inferno e irem para o céu, e assim a igreja poderia controlar a maioria do povo.
    Uma comparação com os dias de hoje é que as pessoas ainda tem medo de ir para o inferno e a igreja ainda tem bastante influência sobre praticamente tudo.

    Raiane Gomes - 2º E

    ResponderExcluir
  44. A Divina Comédia é basicamente a história da conversão de um pecador ao caminho de Deus. Os versos sublinham a necessidade de se seguir o caminho do bem e da ética.O protagonista é o símbolo do ser humano vulgar e representa o cidadão comum, que tem dúvidas, hesita, é tentado pelo mal, Dentro da obra, fica evidente que, pelo seu significado religioso e que faz uma apologia à todos os pecados capitais, os 9 círculos representam cada um deles, onde, na obra se passa em uma contradição ao destino após a morte

    Stephany Beatriz - 2°C

    ResponderExcluir
  45. Dante descreve o inferno sendo composto por nove círculos, no qual vão ficando mais fundos de acordo com a gravidade do pecado cometido. Chama a atenção a forma como ele descreve com objetividade e clareza cada círculo, mostrando os pecados cometidos e suas devidas penitências.
    Ponto interessante que pode ressaltar é o fato da fraude e traição serem os pecados graves, vale dizer que na maioria das vezes eles se relacionam, principalmente no quesito político e religioso.
    A alusão que podemos fazer sobre isso é percebemos que os mesmos "pecados" nesse sentido cometidos em tempos passados persistem nós atuais. Nem é preciso muito esforço para perceber a corrupção instaurada em nossa sociedade, assim como nos tempos antigos.

    Mariana Araujo 2°E

    ResponderExcluir
  46. O Dante percorre uma jornada no inferno seguindo em direção ao centro da Terra. O caminho do inferno em direção ao paraíso é estruturado por nove círculos, no qual cada um corresponde a um tipo de pecado. A imagem relatada por Dante era baseada na cultura medieval, cujo o universo era formado por diversos círculos concêntricos.
    A alusão é que a igreja pode influenciar as vezes a fé de pessoas para conseguir algo, como um testemunho ou com a sua maneira de viver. Algumas pessoas acredita no inferno e tem medo, pois, as igrejas influência mostrando através dos seus atos que você pratica, ir para o céu ou inferno.

    Laysa Capuano 2°C

    ResponderExcluir
  47. A obra “A Divina Comédia” é um poema narrativo, rigorosamente simétrico e planejado dividido em três partes. Narrando uma odisseia passada pelo Inferno, Purgatório e o Paraíso.
    O Inferno possui um canto a mais que serve de introdução a todo o poema, é formado por Nove Círculos, Três Vales, Dez Fossos e Quatro Esferas. Ele torna-se mais profundo a cada círculo, pois os pecados são mais graves. Onde cada pecador é julgado e condenado eternamente.
    A obra tem esse nome "divina" no título colocado por Dante pela "comédia", nome oposto ao de tragédia.
    Atualmente, as pessoas são facilmente comparadas aos personagens por terem uma visão muito superficial do que significa verdadeiramente o momento após a morte e também são movidas por preceitos impostos para que sejam padrões e que possam, em algum momento da eternidade, inverterem e terem um perdão divino para poder escolher aonde vão.

    Erick Victor B. Nobre - 2°B

    ResponderExcluir
  48. Dante fez essa obra pois afirmou ter ido e voltado do inferno. Dante diz que o inferno esta em forma de funil e é dividido em nove fases e cada parte dessas fases, tem um significado, sendo pecados diferentes.
    Naquela época a igreja católica estava no poder, então ela conseguia colocar medo aos fiéis, dizendo que quando morresse iria passar por um dos 9 pecados. Nos dias atuais, continuam usando o medo para conseguirem o que querem dos fiéis.
    Giovanna Bartouche de Jesus- 2°C

    ResponderExcluir
  49. No topo pode-se ver um lugar no qual imagino qie seja o "paraiso",abaixo vemos "anjos" como se estivessem observando as pessoas abaixo para poderem julgar os atos das pessoas abaixo,mais abaixo vemos pessoas "vivendo" suas vidas,as pessoas que estão mais proximas dos anjos e do paraiso são aquelas que não cometeram nada muito grave,portanto estão mais perto do céu,quanto mais se desce vemos mais pessoas nas quais cometerem algo mais grave por isso o circulo desce até chegar ao inferno,no caso as pessoas que chegaram mais perto do inferno são aquelas que mais pecaram e estão "condenadas" ao inferno,já as que não cometeram nada grave estão "destinadas" ao céu.

    Nathália S.Mariano 2¤C

    ResponderExcluir
  50. Primeiro o círculo são o céu e os anjos logo após as pessoas que se aproxima do céu que não pecaram tanto assim logo vejo que o círculo vai descendo para as pessoas que pecaram muito até chegar ao inferno lá no final

    ResponderExcluir
  51. A imagem é dividida entre um purgatório, paraíso e inferno. Nessa obra o ator é o personagem principal e ele viaja pelas três divisões (Purgatório, Paraíso e Inferno), ele encontra familiares, famosos... ele vê o destino de cada um. Há a representação de um pecador onde dirá que -"são o caminho de Deus após a morte", ele representa o cidadão individualista que tem seus desejos por ambição de chegar nos céus.

    Ana Laura Paiva Barbosa 2°B

    ResponderExcluir
  52. Dante diz que que o inferno fica em um lado isolado no planeta, no caso perto ali da regiao da Africa. O inferno é descrito por dante com 9 circulos onde cada pecador ira receber o castigo merecido aos seus pecados. Considerando a visao da época, acho que Dante retratou o inferno por ser relacionado ao divino e assim as pessoas iriam seguir ou acreditar pois seguiam uma visao da igreja catolica. Assim sua arte era aceita pelo povo. O que podemos trazer para os tempos atuais é que a igreja catolica tem esse pensamento , que para voce ser salvo teria que fazer as coisas certas sem ter nenhum.

    Kauan Ramos 2°C

    ResponderExcluir
  53. "A Divina comédia" é basicamente a história da conversão de um pecador ao caminho de Deus. A obra é dividida em três partes, sendo elas: O inferno, purgatório e o paraíso. É formado por nove círculos, três vales, dez fossos e quatro esferas. Esta organização era baseada na teoria medieval, de que o universo era formado por círculos concêntricos. Ele torna-se mais profundo a cada círculo, pois os pecados são mais graves. Onde casa pecador é julgado e condenado eternamente. Então, uma alusão aos dias atuais, seriam os homens que usavam da fé das pessoas daquela época para manipular através do medo da punição, temendo ao inferno.

    Aluna:Giovanna L.Chaves — 2°B.

    ResponderExcluir
  54. A obra de Dante mostra uma jornada no inferno. O caminho do inferno ao paraíso é formado por 9 círculos, e cada círculo é como se fossem grupos de pessoas que pecaram, 9 grupos de cada pecado. Tem os grupos perto do inferno, grupos no purgatório e grupos perto do paraíso.
    No livro, Dante tem 2 acompanhantes, o Virgílio e a Beatriz. Eu imagino eles sendo dois anjos, um do bem e um do mal, que vai te acompanhando todo o caminho dos 9 círculos. Dante fica acompanhado de "anjos" a todo tempo. Do inferno, vai passando no purgatório e chega perto do paraíso. Isso é semelhante a conversão do homem e semelhante ao homem após morrer quando vai para o purgatório e passa por todo esse caminho doloroso, até chegar ao paraíso.

    Beatriz Dias - 2°Ano C

    ResponderExcluir
  55. O inferno de Dante retrata uma perspectiva que o inferno e dividido em camadas sendo que os mais pecadores ficariam na 9ª camada e a 1ª de cima para baixo seria:
    1ª os que nao acreditavam em Deus e Jesus exemplo os pagoes pois nem sabiam da existencia
    2ª pessoas que cometeram luxuria.
    3ª pessoas que cometeram gula.
    4ª pessoas avarentas
    5ª pessoas rancorosas e iradas
    6ª pessoas que nao acreditaram na existencia de Deus mesmo depois das historias (hereges)
    7ª pessoas violentas
    8ª pessaos fraudulentas (ex: corruptos)
    9ª Traidores e lucifer estara la com as pessoas que trairam

    A igreja continua usando o medo para fazer seus fieis seguirem o seu caminho de acordo que ela quer.

    Pablo de Souza Santos 2C


    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. A imagem a cima retrata o "Inferno" , que é como um grande agulheiro em forma de funil, com nove círculos, que em cada um deles existem pessoas pagando pelo seus pecados.
    Pelo que eu entendi, Dante mostra o inferno como as pessoas realmente enxergam, onde as pessoas pagam por cada pecado que as levaram até ali, e caso sigam os mandamentos da igreja chegarão ao paraíso.
    a comparação com os dias atuais é o medo imposto pela igreja nas pessoas, tendo assim domínio sobre elas.

    Camilly de Souza Nunes 2 C

    ResponderExcluir
  58. Na obra de Dante Alighieri retrata a conversão de um pecador ao caminho de Deus e a necessidade de seguir o caminho do bem e da ética.
    A obra faz uma alusão aos dias de hoje, às pessoas para conquistar o que almejam (céu) usam a fé/religião e acreditam que para chegar ao céu não podem cometer erros!

    LARISSA GOMES DA SILVA 2°C

    ResponderExcluir
  59. "A Divina comédia" é basicamente a história da conversão de um pecador ao caminho de Deus. A obra é dividida em três partes, sendo elas: O inferno, purgatório e o paraíso. É formado por nove círculos, três vales, dez fossos e quatro esferas. Esta organização era baseada na teoria medieval, de que o universo era formado por círculos concêntricos. Ele torna-se mais profundo a cada círculo, pois os pecados são mais graves. Onde casa pecador é julgado e condenado eternamente. Então, uma alusão aos dias atuais, seriam os homens que usavam da fé das pessoas daquela época para manipular através do medo da punição, temendo ao infer

    ResponderExcluir
  60. De acordo com a Obra de Dante, fica claro que essa obra é muito profundo e religioso.
    Com base nisso podemos ver na obra seus 9 círculos, onde cada círculo tem seus pecados e punições que já fizeram em sua vida.
    Com isso, o Homem naquela época usa a religião e a igreja para dizer o que é certo e o que é errado, fazendo com que as pessoas ficassem com medo do " INFERNO "

    ResponderExcluir
  61. na obra acima é representado o inferno na visão de Dante, oque pode ser comparado com o tempo atual é que o inferno é separado em partes e que cada pecado tem seu tipo de inferno, e encima é meio notável alguns anjos e assim pode ser representado o céu.
    Nicoly ketlly 2°E

    ResponderExcluir
  62. De acordo com a Obra de Dante, fica claro que essa obra é muito profundo e religioso.
    Com base nisso podemos ver na obra seus 9 círculos, onde cada círculo tem seus pecados e punições que já fizeram em sua vida.
    Com isso, o Homem naquela época usa a religião e a igreja para dizer o que é certo e o que é errado, fazendo com que as pessoas ficassem com medo do " INFERNO "

    Fabrício Rocha Borges 2°C

    ResponderExcluir
  63. A obra de Dante foi dividida em três partes, sendo elas:inferno, purgatório e paraíso.
    O inferno de acordo com Dante consiste em nove círculos que tem o mesmo centro e que vão se afunilando conforme mais profundo ficam, depois chega-se ao centro da terra, ou melhor, ao centro do inferno.
    Cada círculo do inferno na visão do autor é destinado a algum tipo de pecador onde ele é julgado e condenado eternamente. Os noves círculos são: limbo, luxuridades, gulosos, avarentos e esbanjadores, frados e rancorosos, hereges, violentos, fraudadores e traidores.
    Naquela época era a igreja católica que controlava os fiéis através do medo. Hoje em dia temos praticamente a mesma coisa, muitas pessoas são controladas pela politica, a midia, líderes religiosos (claro que não podemos contextualizar, pois não são todos) e até mesmo as redes sociais.

    ResponderExcluir
  64. Gleicy Ellen Gomes 2°E
    Na obra divina comédia Dante critica filósofos, religiosos e políticos que viveram na sua época, a obra é dividida em três partes, sendo elas O inferno, Purgatório e Paraíso.
    Na imagem vemos 9 etapas, círculos que são associados ao pecado cometido que são:
    Primeiro Círculo: o Limbo (virtuosos pagãos)
    Segundo Círculo: Vale dos Ventos (luxúria)
    Terceiro Círculo: Lago de Lama (gula)
    Quarto Círculo: Colinas de Rocha (ganância)
    Quinto Círculo: Rio Estige (ira)
    Sexto Círculo: Cemitério de Fogo (heresia)
    Sétimo círculo: Vale do Flegetonte (violência)
    Oitavo círculo: o Malebolge (fraude)
    Nono Círculo: lago Cocite (traição)
    Naquela época (Renascimento) quem estava no poder era a igreja católica, que controlava seus fiéis através do medo, contando sobre o inferno que quem não seguisse a eles teria uma punição bem grave, que é o que ainda acontece nos dias atuais, não tento quanto antes mas as igrejas continuam colocando uma pressão psicológica nas pessoas.

    ResponderExcluir
  65. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  66. Na obra de Dante ele deixa claro o céu e o inferno, aqueles que contribuíram por um certo tempo já tinha um lugar reservado para o céu porém quanto mais o círculo vai descendo isso vai piorando pois tem aquelas pessoas que pecaram e não contribuíram com trabalhos, resultando o caminho do inferno
    Filipe Douglas 2°C

    ResponderExcluir
  67. Os nove círculos do inferno estão associados aos pecados que as pessoas cometem, sendo ele o último com a maior gravidade.
    Primeiro círculo : pagãos
    Segundo círculo : luxúria
    Terceiro círculo : gula
    Quarto circulo : ganância
    Quinto círculo : raiva
    Sexto círculo : heresia
    Sétimo círculo : violência
    Oitavo círculo : fraude
    Décimo círculo : traição
    Nesse caminho até chegarem ao reino dos céus, Dante dá uma punição para cada um dos pecadores que estão no inferno e de acordo com cada pecado tem um castigo.
    O purgatório ( que é dividido entre o inferno e o paraíso) é formado por sete círculos, os quais representam os sete pecados capitais: Orgulho, Inveja, Ira, Preguiça, Avareza, Gula e Luxúria.

    Geovanna Sampaio 2°C

    ResponderExcluir
  68. No inferno ilustrado por Dante,no qual ele fala ter ido e voltado,mostra meio que um funil,que é direcionado ao centro da terra,de círculo em círculo
    Que no total são 9.
    O Primeiro e chamado de Limbo,aonde são destinadas pessoas que nasceram antes do nascimento de Cristo e não aprenderam sobre o Evangelho
    O Segundo Círculo,chamado de Vale Dos Ventos, é onde as almas são Julgadas por Minos,que é o juíz do inferno e nesse círculo são os que cometeram o pecado da Luxúria,
    O Terceiro círculo é o lago da Lama, são onde os Gulosos são punidos
    No Quarto círculo,chamado de Colinas de Rochas, é o destino dos prodigos e avarentos
    No quinto Círculo é o Rio estige,onde abriga os acusados de ira,e mais fundo do Estige são onde ficam os rancorosos.
    O Sexto círculo é o cemitério de fogo,onde ficam os que não acreditam em Deus e em Jesus
    O Sétimo Círculo é o Vale do Flegetone,onde são os que cometeram violência,que são divididos em três vales:
    Os que praticaram violência contra os próximos,os que praticaram violência contra si mesmo(como suicídio),e no terceiro são os que praticavam contra Deus,a natureza e a arte
    O Oitavo Círculo,denomidado Malebolge é o Círculo que é dividido em Dez Fossos,como:Sedutores,Lisonjeiros,simoniacos(que vendem coisas divinas em troca de dinheiro, adivinhos,Corruptos, hipócritas, Ladrões,maus conselheiros,os que semearam a discórdia e os falsários
    O Nono Círculo,que é chamado de Lago Cocite,onde estão presos os traidores em geral é dividido em quatro esferas,onde são punidos os que trairam seus parentes,que traíram a patria,traidores de seus convidados,e a última esfera é os que traíram seus benfeitores e mestres,e no Centro desse círculo,os malfeitores são torturados pelo Próprio Satanás,os principais sendo Judas,Brutus e Cássio.
    Na minha opinião,as pessoas iriam ter medo de fazer algum pecado,e além de medo,elas evitariam cometer esses pecados pela Fé que elas tem,e através disso,as igrejas utiliza isso para poder se enriquecer através dos fiéis,como:se livrar de um pecado que você cometeu dando dinheiro ou terras para as Igrejas

    -Leonam Cavalcante e Silva. 2°C

    ResponderExcluir
  69. No inferno ilustrado por Dante,no qual ele fala ter ido e voltado,mostra meio que um funil,que é direcionado ao centro da terra,de círculo em círculo
    Que no total são 9.É considerada uma obra que reafirma os valores cristãos, onde, até mesmo o papa Bento XV realizou uma declaração oficial onde relata a importância da composição de Dante. Entretanto, mesmo sendo uma obra que traz um forte elogio à igreja católica, pode em certos momentos, ser interpretada como uma crítica à instituição.

    Nome:Katherine Sena 2°D

    ResponderExcluir
  70. O inferno de Dante é a expressão mais notável do pensamento religioso medieval.
    Este é dividido em 9 círculos:
    O primeiro aos que nasceram antes de Cristo e não conheceram evangelho
    O segundo aos que praticaram luxúria
    O terceiro aos gulosos
    O quarto aos gananciosos
    O quinto aos revoltados e rancorosos
    O sexto aos incrédulos e hereges
    Sétimo aos que praticaram violência
    Oitavo aos corruptos
    Nono aos traidores

    É perceptível a semelhança com a idade média, a forma com que determinadas doutrinas e grupos religosos ainda se utiliza do inferno, da desgraça, como uma maneira de alienação, amedrontando aqueles que por inocência seguem e fazendo com que cumpram tudo aquilo que for ordenado por determinada instituição religiosa por exemplo. No Brasil, ao meu ver, as igrejas neopetencostais populares são o maior exemplo.

    - Victor Henrique de Moura Batista 2°C

    ResponderExcluir
  71. Aluno:Lucas Da Silva Ferreira
    Turma:2C
    Resposta:eu vejo várias pessoas trabalhando e em cima eu acho que é o céu

    ResponderExcluir