quinta-feira, 23 de agosto de 2018

A Incofidência Mineira


1º Ano
Faça uma relação entre esse movimento e o cenário político do Brasil Colonial.


37 comentários:

  1. Maria Vitória 1 ano B número 15
    Marquês queria mais ouro do Brasil fosse exportado para Portugal e para isso colocaria um brasileiro para "ocultar" a exportação
    Nesse período as 13 Colônias se declaram independente da Inglaterra e passaram a se chamar Estados Unidos da América
    Em 1788 Tiradentes propõe que tivesse independência e assim se livrando da opressão e o abuso do governo de Portugal por conta dos brasileiros de deverem ouro para Portugal
    Tiradentes foi codenado a morte pela corte portuguesa, por liderar a Inconfidência Mineira. Morreu no dia 21 de abril de 1792
    As consequências foram :
    Inconfidência Mineira transformou-se em um símbolo de resistência para os mineiros. A bandeira idealizada pelo inconfidentes foi adotada por Minas Gerais

    ResponderExcluir
  2. Sophia de Oliveira, número 22 -1 ano B
    A inconfidência mineira foi uma tentativa de revolta que não deu certo. Ocorreu em Minas gerais durante a época do ouro. Eles estavam indo contra a derrama e também contra os abusos na cobrança alta de impostos. Durante essa época os estados unidos se tornou independente e daí veio uma ideia do Brasil também se tornar independente.
    Porém "deduraram" os inconfidentes e o maior culpado foi o Tiradentes, logo o mesmo foi enforcado e esquartejado.
    Foi um importante movimento para o Brasil, mostrava a liberdade contra o domínio português.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Leticia Dechiucio Matsuvara
    N°:12
    Série: 1°B

    Esse vídeo tenta mostrar que Portugal quis extrair muito ouro de Minas Gerais e mostra o que as pessoas arriscava por qualquer coisa pra lutar contra a política da coroa portuguesa até sua própria vida.
    Em 1750 São José 1° foi coroado rei de Portugal, e escolheu como ministro o marques pombal, que poderia causar bastante polêmica. Portugal queria crescer e por isso queria se “aproveitar” dos brasileiros, o marques pombal chegou a manipular a igreja para que não o atrapalhasse, e se alguma pessoa fosse contra as leis da igreja católica eles manipulavam ou torturava, ele impulsionou a agricultura tanto em Portugal tanto no Brasil.
    Os Brasil deveria entregar todos os anos 1 tonelada e meia de ouro para Portugal, se esse valor não fosse alcançado os mineradores teriam que completar o que faltasse, com o tempo os brasileiros não conseguiam mais alcançar a cota e foi lamentando a dívida cada vez mais, e chegavam notícias ao Brasil do que acontecia entre as colônias e o mundo a fora, o rei de
    Portugal Dom José 1° tinha acabado de falecer e em seu lugar ficaria Dona Maria 1°, os bobo da corte queriam tirar Marques pombal de seu cargo.
    A colônia entrou em crise, a dívida para Portugal já alcançava quase 9 toneladas de ouro e já surgiu ameaças, alferes queria reconquistar a terra que pertencia ao Brasil e tirar o domínio de Portugal, e pessoas de um cargo maior se interessaram pelo discursos dele para se livrarem das dívidas q tinham, e fizeram varias e varias reuniões, e iam buscar apoio de mais pessoas para que tudo desse certo, e queria juntar as pessoas para formar uma “tropa” para que todos lutassem pelo seus direitos. Barbacena tava demorando muito para tomar uma decisão e então convocaram todos os contratadores e exigiu que pagassem todas as suas dívidas, até que um dos contadores propôs que se ele poupasse suas dívidas contaria o segredo das pessoas que estavam planejando suas liberdades.
    Ao saber de todos os detalhes do plano, Barbacena suspendeu definitivamente a derrama, enfraquecendo o movimento, e mandou prender todos os envolvidos e fez um processo para investigar e registrar tudo sobre a conspiração, Barbacena cuidou de controlar os processos para proteger os contratadores e os demais seriam punidos com a morte.

    ResponderExcluir
  4. Catharina Munhoz
    Número: 05
    1 ano B

    Nesse período era muito grande a exportação do ouro, principalmente em Minas Gerais. Com essa grande exploração o ouro começou a diminuir nas minas. Foi a partir daí que Portugal criou a derrama, porém isso foi causando muita revolta e insatisfação no povo (principalmente nos fazendeiros) que já não queriam pagar impostos. Como diz no vídeo, foi um movimento contra o governo e a cobrança de impostos do ouro.
    Lembrando também que nessa época as 13 colonias da Inglaterra se tornaram independentes (Estados Unidos). Os inconfidentes movido por ideias de liberdade (que vinha do iluminismo) resolveram também lutar para a independência do Brasil.
    Eles se reuniam para planejar tudo mas ainda não sabiam ao certo o que fazer sobre a escravidão; porém um inconfidente Joaquim, que devia a coroa portuguesa em troca de não pagar suas dividas resolveu entregar os encontros e os nomes dos envolvidos naquele movimento. Tiradentes que era o líder, foi enforcado e esquartejado e os outros presos. Conhecidos como traidores. Foi assim então a Inconfidência Mineira retratada no vídeo.

    ResponderExcluir
  5. Gabriel Ferreira 1Em B n°7
    Marquês queria que o ouro do Brasil fosse importado para a europa, para que com o uso do ouro brasileiro Portugal crescesse.
    As colônias se declararam se independente da Inglaterra e começou a se chamar Estados Unidos Das Americas.
    Queria apertar os brasileiros e acabar com as manufatura dos produtos.
    A colônia entrou em crise a dívida com Portugal já alcançava 9 toneladas de ouro e iria começar o projeto de derrama, aí começou aparecer denúncias das tropas por causa que estava começando a faltar ouro começou as reuniões confidências para que o Brasil podece se tornar independente e criar suas próprias leis.
    Tiradentes assumiu todas as responsabilidade do movimento no final do processo só ele tinha mantido sua pena de morte.

    ResponderExcluir
  6. Anna Karen n:02. 1°B

    Portugal conseguiu estrair uma quantidade muito grande de Minas Gerais, havendo algumas revoltas.
    Em 1750 Dom José I foi coroado rei de Portugal, colocando o Marquês de Pombal como ministro, que o mesmo, causou bastante polêmica com sua atuação.
    Ele colocou um representante no Brasil para facilitar a parte da exportação.Colocou o comercio brasileiro para vender na Europa. Criando problemas com países que também comercializavam. Agindo como um ditador, chegou até a manipular a inquisição.Mas foi bom para a economia tanto de Portugal quanto a do Brasil.
    A insatisfação em Minas Gerais era perseptiva com o Marquês.Ele fez com que a quantidade de ouro exportado fosse enorme e se nao conseguiam essa quantidade os mineradores pagavam, criando dívidas.
    Com o passar dos anos essa dívida aumentou, e sabendo que outras colônias estavam tendo a independência e apenas eles que nao, criou uma indignação.Dona Maria I fica no lugar do falecido rei. Insatisfeitos com o Marquês, algumas pessoas com poder fizeram a rainha o tirá-lo de lá.
    Ela, a rainha, já no poder " aperta " a economia brasileira acabando com as manufaturas.A colônia entra em crise, causando a "derrama".
    Tiradentes era contra a colonização e para criar leis para se beneficiarem, os ricos ficaram de seu lado. Após a ideologia de Tiradentes ganhar forças, mais pessoas se juntaram.
    Queriam a independência. Para não pagar suas dívidas, um deles acabou entregando tudo.
    A coroa prende todos os envolvidos menos os contratadores, já Tiradentes se entregou e foi o único esquartejado e morto.

    ResponderExcluir
  7. Camile Crispim
    Número :25
    1 ano B

    No início do século 18 , Minas Gerais estava passando por um momento chamado " Ciclo de Ouro " , que foi descoberto muito ouro e metais preciosos e Minas Gerais tinha fama de que o ouro era infinito tanto é que os portugueses acreditavam , mas estavam errados o ouro era finito e com isso no final do século 18 houve um "boato" de que a coroa iria decretar a Derrama .
    Através disso que começou o movimento da Inconfidência Mineira , movimento criado pela elite intelectual, que pretendia conquistar a liberdade definitiva e implantar um sistema de governo republicano mas não aconteceu. Os envolvidos foram punidos e mandados para África, porém por serem todos muitos importantes gerou indignação e a pena dos 11 envolvidos foi mudada . Tiradentes foi o único a ser morto por nunca ter negado seu envolvimento .
    Então a Inconfidência Mineira foi o  movimento separatista , um estado que queria se tornar independente do resto do Brasil.

    ResponderExcluir
  8. Beatriz Gonçalves n°4 1°EMB

    A inconfidência mineira foi um movimento baseado na revolta dos mineradores que estavam insatisfeitos com as regras impostas à eles pelos portugueses, como os impostos altos, e a grande quantidade exigida de ouro, que muitas vezes, grande parte dos mineradores, ficava devendo aos portugueses, assim começaram as reuniões, escondidos, para discutir sobre como melhorar suas condições, ja que ficaram sabendo sobre a Derrama, que seria uma punição àqueles que não pagassem todo o ouro, porem, pouco antes da Derrama ser imposta, a coroa portuguesa descobriu sobre as tais reuniões, que resultariam na revolta e decidiram não impor a Derrama, e no entanto enfraquecer o movimento, após isso foram atrás dos responsáveis, e um deles, Tiradentes, colocou-se como único responsável, o que o levou a pena de morte, o deixando como "herói". A partir disso, começou a se tirar conclusões sobre a independência, para então garantir um livre lucro.

    ResponderExcluir
  9. Lucas Betiol dos Santos
    nº21
    1ºAno A

    O vídeo esclarece que nesse período a exportação do ouro no Brasil era exacerbada, tendo um grande foco em Minas Gerais e que, até mesmo alguns portugueses eram contra o regime português instalado na colônia. Os mineradores deviam entregar cerca de uma e meia tonelada de ouro ao ano a Portugal, tendo em vista o alto valor, muitos mineradores se endividavam com a coroa portuguesa, criando muita revolta e insatisfação no povo, alimentando ainda mais a força dos inconfidentes. Joaquim, um inconfidente, que estava endividado com a coroa, delata os inconfidentes e sua divida assim, é perdoada. Tiradentes assumiu as responsabilidades do movimento, sendo esquartejado no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  10. Nome:Giovana Michelle Rubi Siqueira
    N°08
    Série:1°B

    Em 1750,Dom José I foi coroado rei de Portugal e escolheu Marques de Pombal como ministro.
    Portugal estava extraindo o ouro brasileiro e cobrando altos impostos e taxas ao Brasil.
    O rei Dom José I faleceu e no seu lugar ficou Dona Maria I.A rainha tirou Marques de Pombal do cargo de ministro.
    As dívidas foram aumentando e o povo já sabia que os Estados Unidos tinha se tornado independente,o que os motivou ainda mais a se revoltar.
    A colônia entrou em crise,ocasionando a Derrama.
    As pessoas se juntaram a Tiradentes para fazer a chamada Inconfidência Mineira,mas um dos contratadores contou a Visconde de Barbacena e que iria acontecer.
    Ele mandou prender todos os indivíduos envolvidos,menos os contratadores.
    Tiradentes assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e teve como punição a pena de morte.Ele foi enforcado e esquartejado.

    ResponderExcluir
  11. Nome: Julia Almeida, n°28 - 1 ano B

    Em 1750 Dom José 1° foi coroado como Rei de Portugal e colocou o Marquês de Pombal como seu ministro.
    Com a grande extração de ouro nas Minas Gerai e a pressa de Portugal para crescer, eles manipularam a Igreja Católica para que ela não interferisse nas suas decisões. Foi ele quem impulsionou o comércio, a indústria e agricultura, tanto no Brasil quanto em Portugal.
    Uma vez por ano tinham que enviar 1 tonelada do ouro para Portugal. Só que estava cada vez mais difícil de achar ouro e começaram a forma as dividas.
    Enquanto isso as 113 colônias se tornam independente e Dom José 1° falece e Dona Maria 1° ocupa seu lugar.
    A colônia entra em crise (devendo quase 9 toneladas) e é ameaçada de derrame.
    Então a coroa envia Visconde Barbacena para governar as Minas e verificar o por que da produção estar diminuindo.
    Não querendo mais o domínio de Portugal, começam a fazer reuniões entre os mais ricos, para quando Barbacena declarasse a Derrame todos lutassem pelos seus direitos (Inconfidência). Só que Barbacena estava demorando muito para tomar sua decisão e chamou os contratadores para cobrar essa dívida, então um deles contou-lhe o plano do movimento e ele perdoou as dívidas e enfraqueceu o movimento.
    Barbacena mandou prender todos os envolvidos (protegeu os contratadores), mas Tiradentes acabou assumindo a responsabilidade de tudo e acabou sendo enforcado e esquartejado no Rio de Janeiro. E os outros foram para a prisão na África e alguns deles voltaram para as Minas.
    Depois disso ninguém saberia o que poderia acontecer, estrava tudo nas mãos dos Brasileiros que nem esta hoje.

    ResponderExcluir
  12. júlia lima freitas,n°18 - 1°A
    -inicialmente, a ideia da inconfidencia mineira, foi uma ideia otima para ajudar o povo que estava com uma "divida" para a Coroa. O mârques, queria mais ouro do Brasil para enriquecer Portugal, que por sinal ja era bem rico pelas toneladas de ouro que ja vinha sido "roubada" do Brasil. Mas isso não estava suficiemte, e ele queria mais e mais, mas o Brasil já não vinha tento uma alta produção, e isso dificultou com tudo, vamos dizer assim. O povo já estava assustado, e com medo do que poderia acontecer. A ideia de Tirandentes, teria sido perfeita para tirar o povo das mãos de Portugal, que estavam explorando as terras, além disso, nas palestras, tiradentes ja estimulava o povo, pois o Estados unidos já era independente, isso motivou os encontros e etc. Então, concluimos que a inconfidencia mineira foi um movimento que não deu certo, Tiradentes e os outros que estavam envolvidos foram presos, mas Tiradentes foi o único que assumiu a responsabilidade de tudo, e mesmo assim, continuou preso, e com a sentenca de morte. Ele foi enforcadone esquartejado e seu corpo foi espalhado por Minas Gerais, para servir de "lição" para o povo.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Aline França Carneiro Nº03 1ºEMA

    O encontro de minas de ouro em Minas Gerais despertou ainda mais o interesse dos colonizadores portugueses, com esse "descobrimento" o governo português passou a cobrar impostos que garantiam os lucros da mineração, o Brasil todo ano tinha que entregar uma tonelada e meia de ouro, com o passar dos anos essa tonelada não conseguia mais ser entregue já que o ouro é uma riqueza natural não renovável. O governo português vendo essa diminuição decidiu aumentar ainda mais esse imposto. A fiscalização na cidade aumentou e foi criado um novo imposto chamado de derrama; Era uma cobrança em que Portugal recuperava os impostos atrasados, pegando outros bens dos mineradores que estavam em dívida com o governo. Essa cobrança gerou muita insatisfação e foi um dos motivos para os mineradores, intelectuais e donos de terras em Minas Gerais se reunissem para criticar e criar um plano para dar um fim a colonização portuguesa. Nessas reuniões foi planejada uma revolta que ficou conhecida como a Inconfidência Mineira.
    Os inconfidentes acreditaram que seria possível conseguir a independência de Minas Gerais, implantar um novo governo mais justa e democrático, separação da Igreja e Estado, criação de universidades dentro do Brasil e pela modernização da economia local, a rebelião aconteceria quando a derrama fosse cobrada na cidade de Vila Rica, mesmo com todo o planejamento a revolta não aconteceu pois Joaquim Silvério dos Reis, aliado à revolta preferiu entregar o plano em troca do perdão de dívidas. Assim, as autoridades portuguesas prenderam a maioria dos envolvidos e os processaram pelo crime de traição, logo as investigações foram encerradas e os acusados tiveram suas penas decretadas. Entre os condenados, somente Tiradentes, foi condenado à morte, foi morto e esquartejado e virou um símbolo de luta pela independência do Brasil.

    ResponderExcluir
  16. Rafaela Sarmento Nº26 1ºEMA

    O vídeo mostra que, em 1750 havia uma grande exportação de ouro do Brasil, e tinham um grande foco em minas gerais, Portugal queria mais ouro para se enriquecesse,O Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. Com a grande exploração, o ouro começou a diminuir nas minas. Mesmo assim as autoridades portuguesas não diminuíam as cobranças. O povo queria a independência e as propostas e ideias de Tiradentes criaram um grupo os inconfidentes, A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Estes inconfidentes foram presos, mas apenas Tiradentes se responsabilizou como líder do grupo, foi preso e com a sentença de morte. Ele foi enforcado e esquartejado e seu corpo foi espalhado por Minas Gerais, para servir de "lição" para o povo. Entendemos que a inconfidência mineira foi uma tentativa de revolta a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.

    ResponderExcluir
  17. Giovanna Caversane n09 1B

    Bem foi coroado o rei de Portugal em 1750, ele causava grandes confusões, agia como ditador, manipulava a inquisição, e colaborou para expulsar os jesuítas das colônias
    As minas de ouro entraram em divida com a coroa por estar difícil de achar e pela coroa estar cobrando pelos ouros então começaram a ter grandes dividas
    Apos o Brasil saber da independência da inglaterra, decidiram que teriam que ter liberdade, pagar menos impostos e pedir para os portugueses q os deixassem em paz. A Colônia entao entra em crise, a divida com Portugal alcançava quase uma tonelada de ouro e se não pagassem era cadeia.
    Apos Tiradentes vim para o Brasil e os brasileiros escutaram seu descurso, decidiram ter independência porque só assim as dividas deixariam de existir e poderiam criar novas leis que os tornassem mais ricos, esse plano foi dado nome como movimento de inconfidência mineira.
    Decidiram que iria acontecer no final da derrama ate que um dia visconde decide cobrar as dividas, e um dos participantes do movimento em troca de perdoa suas dividas o contou o segredo do plano. Então visconde decidiu não fazer o derrama enfraquecendo o plano, apos precionarem Tiradentes, ele confessou tudo, foi o único que foi condenado a pena de morte. Apos sua morte os brasileiro se perguntavam se algum dia seriam independentes.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  19. Julia Guimarães Bonacuore 1ano B número 10
    Foi um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil significou a luta do povo brasileiro pela liberdade.
    Neste período, era grande a extração de ouro, principalmente na região de Minas Gerais. Os brasileiros que encontravam ouro deviam pagar o quinto, ou seja, vinte por cento de todo ouro encontrado acabava nos cofres portugueses. Aqueles que eram pegos com ouro ilegal sem ter pagado o imposto sofria duras penas, podendo ser preso.
    Com a grande exploração, o ouro começou a diminuir nas minas. Mesmo assim as autoridades portuguesas não diminuíam as cobrancas assim Brasil fica devendo para Portugal.
    A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva. Então assim Tiradentes foi condenado a morte pelos portugueses.

    ResponderExcluir
  20. Letícia Honorato de Oliveira, n° 13-1°B

    Nosso ouro sempre foi destinado a Portugal, um pais com pressa para crescer.

    O Marques de Pombal foi flexível conosco no começo, mas isso foi mundando pois exigia 1 tonelada e meia de ouro por ano de Minas Gerais. Fizemos grandes dívidas com a coroa, enquanto as outras colônias se tornavam independentes, logo após nossa colonia entrou em crise.

    O Movimento da Inconfidência Mineira estava ganhando forma quando foram descobertos e Tiradente tomou para si toda culpa e responsabilidade, onde foi morto, enforcado, esquartejado e seu corpo foi espalhado pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro com Minas Gerais para servir de lição ao povo.

    Ate então era difícil de saber se o Brasil seria independente de Portugal, mas mal sabiam eles que dependiam, depende e dependerá, apenas de nós mesmos. E que o futuro está em nossas mãos!!!

    ResponderExcluir
  21. Leonardo Fernandes Oliveira 1A N 19

    Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.
    No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro. A falta de recursos da Coroa Portuguesa levou-a a transferir a tarefa da colonização para particulares, como já tinha feito nas ilhas do Atlântico. Naquelas terras, governadas por capitães-donatários, os portugueses obtinham grandes lucros com a plantação de cana-de-açúcar. Como Portugal pretendia produzir açúcar no Brasil, transplantou para cá esse modelo de ocupação. Com a implantação das capitanias hereditárias, o Estado absolutista português dividiu a colônia em 15 lotes, doados a 12 donatários, que deveriam desenvolver sua capitania com recursos próprios. Em troca, receberiam uma série de privilégios e assumiriam uma parcela do poder público. Os capitães-donatários tinham como obrigação criar vilas; doar sesmarias (latifúndios incultos ou abandonados) a quem tivesse escravos e capitais para cultivá-las, exceto aos judeus ou estrangeiros; administrar a justiça; cobrar impostos e repassá-los à Coroa; e estimular a agricultura.

    ResponderExcluir
  22. Nome:Gabriel Sanches Ramos Numero:12 1°EM

    A inconfidência mineira foi uma forma de revolução Brasileira que acabou dando errado, o Brasil e o brasileiro já estava cansado de pagar impostos pela mineração, então um pequeno grupo de pessoas cansou de pagar pelo ouro coletado e foi tentar uma independência mas acabou que o Visconde ficou sabendo da revolução e mandou matar Tiradentes e espalhar pedaços dele no Rio.

    ResponderExcluir
  23. Aleff Sarmento Feitosa da Silva.
    Número:02
    Série: 1°ano A

    Nesse período Portugal queria tomar todo o ouro do Brasil para poder crescer. O Brasil deveria mandar todo ano uma tonelada e meia de ouro (100 arrobas) para Portugal, más uma hora o ouro começou a ser difícil de ser encontrado e a dívida foi crescendo e os valores eram descontados dos mineradores até chegar a quase 9000 toneladas de ouro.
    As 13 colônias da América do norte se tornaram independentes se chamando ( Estados unidos da América), então o brasileiro tiveram a ideia de também se tornarem independentes formando um pequeno grupo chamado de inconfidentes.
    Como Portugal não estava recebendo o ouro resolveu fazer um movimento chamado de derrama, que iria cobrar todo o valor da dívida de uma só vez, e se nao pagacem eram presos.
    Devido a esse movimento os inconfidentes planejavam uma revolta para se tornarem independentes quando ouve a derrama ,eles se juntariam com o povo para serem independentes, más o Conde Barbacena convocou todos os contratadores para que pagacem as suas dividas, então ele chamou o contratante Joaquim que acabou revelando todo o plano dos inconfidentes, fazendo com que não ouvece mais a derrama.
    Os inconfidentes foram presos em uma prisão na África, más Tiradentes acabou falando que ele era o responsável por tudo, foi enforcado e esquartejado no Rio de janeiro, os outros inconfidentes nao receberam a pena de morte e alguns voltaram para o Brasil.

    ResponderExcluir
  24. Wellem rosendo 1anoB número 24
    A queda da produção de ouro que passou a ocorrer a partir de 1760, se agravava a cada ano, acentuando a pobreza da população.
    Mesmo com a diminuição da extração do ouro, o sistema e o valor de cobrança dos quintos devidos à coroa, mantinha-se o mesmo.
    Os Inconfidentes tinham uma série de propostas para a capitania de Minas Gerais como:
    Romper com Portugal e adotar um regime republicano (a capital seria São João del Rei);
    Criar indústrias;
    Fundar uma universidade em Vila Rica;
    Acabar com o monopólio comercial português;
    Adotar o serviço militar obrigatório.

    ResponderExcluir

  25. Alan de Jesus Rocha
    1 EMA
    Numero: 01

    Na aquela época Marquês de Pompal ele pensava em enriquecer Portugal, e pensou em algumas maneiras em que o mineirados não criasse uma revolta contra a coroa.
    Em 1777 com que a coroa queria mais ouro, fica cada vez com mais dificuldade de encontrar ouro.
    Com a notícia em que as três colônias ser tornaram independente, Brasil também queria ser.
    Maria I vendo os resultados da mineração queria mais ouro e resolver tirar Marquês Pompal do cargo.
    Na aquela época a corrupção já começava, e os pagamentos de imposto só aumentava.
    Muito daquele ouro que Brasil devia para Portugal não chegava a coroa portuguesa, condições trágica acontecia a essas pessoas causado a morte ou até a prisão.
    Tiradente ele mostrava para o povo não precisava de Portugal.
    1792 Tiradente foi morto pela coroa portuguesa, porque um dos responsáveis pela revolta denúnciou Tiradente pois tinha dívidas com a coroa.

    ResponderExcluir
  26. Tommy Haruhito Okano N 29 1A


    O vídeo mostra que, em 1750 havia uma grande exportação de ouro do Brasil, e tinham um grande foco em minas gerais, Portugal queria mais ouro para se enriquecesse,O Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. Com a grande exploração, o ouro começou a diminuir nas minas. Mesmo assim as autoridades portuguesas não diminuíam as cobranças.Os inconfidentes acreditaram que seria possível conseguir a independência de Minas Gerais, implantar um novo governo mais justa e democrático, separação da Igreja e Estado, criação de universidades dentro do Brasil e pela modernização da economia local, a rebelião aconteceria quando a derrama fosse cobrada na cidade de Vila Rica, mesmo com todo o planejamento a revolta não aconteceu pois Joaquim Silvério dos Reis, aliado à revolta preferiu entregar o plano em troca do perdão de dívidas. Assim, as autoridades portuguesas prenderam a maioria dos envolvidos e os processaram pelo crime de traição, logo as investigações foram encerradas e os acusados tiveram suas penas decretadas. Entre os condenados, somente Tiradentes, foi condenado à morte, foi morto e esquartejado e virou um símbolo de luta pela independência do Brasil

    ResponderExcluir
  27. lucas brambilla 1A N 30

    Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.
    No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro. A falta de recursos da Coroa Portuguesa levou-a a transferir a tarefa da colonização para particulares, como já tinha feito nas ilhas do Atlântico. Naquelas terras, governadas por capitães-donatários, os portugueses obtinham grandes lucros com a plantação de cana-de-açúcar. Como Portugal pretendia produzir açúcar no Brasil, transplantou para cá esse modelo de ocupação. Com a implantação das capitanias hereditárias, o Estado absolutista português dividiu a colônia em 15 lotes, doados a 12 donatários, que deveriam desenvolver sua capitania com recursos próprios. Em troca, receberiam uma série de privilégios e assumiriam uma parcela do poder público. Os capitães-donatários tinham como obrigação criar vilas; doar sesmarias (latifúndios incultos ou abandonados) a quem tivesse escravos e capitais para cultivá-las, exceto aos judeus ou estrangeiros; administrar a justiça; cobrar impostos e repassá-los à Coroa; e estimular a agricultura.

    ResponderExcluir
  28. Nome: Samuel Silva Teixeira
    N° 21
    Série: 1°B

    No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785, por exemplo, Portugal decretou uma lei que proibia o funcionamento de indústrias fabris em território brasileiro. O marquês de Pompal, dominava a economia dá época, mesmo sendo descrito como um Tirano o Marquês proporcionou ao Brasil mais "liberdade" econômica, mas logo que o resto dos nobres de Portugal soube dessa tal liberdade econômica que o Marquês havia proporcionado seu destino foi selado e por informações que a Rainha Maria I havia recebido da corte o Marquês teve seu cargo destituído, assim encerrando a liberdade econômica do país, mas que rendeu a origem do pensamento inicial da inconfidência mineira, sendo que alguns burgueses e comerciantes do Brasil ouviram as ideias do cabeça da inconfidência, Tiradentes, assim todas as noites eles se reuniam para discutir sobre a independência do país, o que não deu muito certo pois Tiradentes e seus demais parceiros foram entregados por um burgês que devia ao estado, sendo que Tiradentes assumiu a culpa e foi o único a ser morto e esquartejado.

    ResponderExcluir
  29. Fernando Akio Tomita Nº 10 1ºEMA

    A inconfidência mineira foi um movimento de revolta contra a corte portuguesa, motivada por razões politicas e econômicas.
    Havia uma grande insatisfação pública para com a administração portuguesa, devido aos altos impostos na exploração do ouro e a ameaça da tomada de posses para pagar dividas. Paralelamente,noticias dos ideais franceses e da independência dos EUA inspirava revolucionários brasileiros.
    Surge então uma conspiração contra a corte portuguesa composta por membros da oligarquia local, que buscavam proteger seus lucros, e revolucionários iluministas, que buscavam a independência do pais.
    O movimento no entanto não produziu resultados, pois foi descoberta e caçada antes que pudessem realizar a revolta.

    ResponderExcluir
  30. Naomy martins 1B nº17

    Na inconfidência mineira, Marquês queria reformsr as coisas e queria a colaboração dos brasileiros, como ele mesmo diz -" Portugal tem pressa de crescer ", ele era manipulador, torturava e matava quem era contra ás leis da igreja católica. Tinha que mandar 1,5 toneladas de ouro pra majestade de Portugal e se tivesse faltando os mineradores tinham de cobrir oque faltava; como ele era manipulador, o povo achava que ele era bonzinho pois o deixavam pagar suas dividas depois mas o propósito disso era pra cibrar mais caro depois .. até que a majestade se irritou com as informações sobre ela e mandou fechar todos os comercios( exceto os mais simples) c isso o brasil ficou em crise e todos tinham que pagar oque deviam imediatamente, quem não pagasse seria preso e perderiam tudo o que tinham.
    Visconde, Joaquim, Tiradentes entre outros.. tiveram um plano de negócios envolvendo o Brasil mas depois de saber o segredo cancelaram a Derrama e manteve sua pena de morte. No final podemos compreender que ninguém melhor que nós mesmos seremos o futuro do bras il

    ResponderExcluir
  31. Dom José primeiro foi coroado rei de Portugal,os portugueses o que eles mais queriam era o ouro do Brasil,Marques de pombal ágil como um ditador ele manipulou a aquisição para que a igreja não interferia em Portugal.O objetivo das mineradora era de 1,5 toneladas de ouro por ano,e que não comprice a cota os mineradores tinham que completar o que faltece. Depois disso as 13 colonas se declaram independente da Inglaterra (EUA),dom José faleceu e no seu lugar entrou dona Maria primeira ,os mineradores estavam ansiosos para tirar Marques de pombal do seu carga depois a rainha de Portugal encerrou todos os tipos de comércio de Brasil para Portugal daí a colonas entro em crise devendo 9 toneladas de ouro e surgiu a ameaca da derrama , depois de um tempo começou a surgir a inconfidência mineira. Visconde foi atras dos devedores é um dos devedores falou tudo da inconfidencia para visconde ,visconde decretou a morte de tiradeTira.

    Gabriel Batista gutierrez garicoits
    11°

    ResponderExcluir
  32. Bianca Melo Nº04 1ºA

    Quando os colonizadores portugueses encontraram as minas de ouro na região de Minas Gerais, ficaram ainda mais interessados no Brasil. Com a descoberta desse ouro o governo portugues criou empostos pra garantir o lucro da extração de ouro, anualmente era para ser entregue 1 tonelada e meia de ouro pro governo, mas com os anos o ouro foi acabando e as toneladas entregues de ouro passaram a diminuir, o governo portugues ao perceber isso aumentou a cobrança do emposto.
    A fiscalizações nas cidades mineiradoras aumentou e foi criado novo emposto chamado derrama, a derrama era uma cobrança de emposto atrasado com a tomada de outros bens dos mineiradores que tinham divida, essa cobrança gerou muita insatisfação então alguns mineiradores e donos de terra começaram a se reunir pra criticar e elaborar um plano para dar um fim na colonização portuguesa, essr plano foi a revolta conhecido como inconfidencia mineira. Os inconfidentes queriam um novo governo, lutavam pela criação de universidades no Brasil, estado laico, entre outros. Eles planejaram executar a revolta quando fosse cobrada a derrama, mas não deu certo, pois um envolvido na revolta chamado Joaquim Silverio entregou o plano em troca do perdão das dividas, as autoridades portuguesa pegaram grande parte dos envolvidos, e entre os condenados somente Tiradentes foi condenado a morte, ele foi morto e esquartejado.

    ResponderExcluir
  33. Thiago Rodrigues 1B N23

    A inconfidência mineira é um período que marca a grande exportação de ouro no Brasil, na região de Minas Gerais. Com um tempo, esse ouro passou a não ter mesma quantidade como tinha. Havia uma grande insatisfação em Minas Gerais, pois não conseguiam minerar está grande quantidade, e assim, os trabalhadores pagavam, criando dívidas com Portugal.
    A dívida aumentou com o tempo, e vendo que algumas colônias estava se tornando independente passam a se reunir para discutir sobre melhoras, mas a coroa portuguesa descobre, devido Joaquim estar endividado com a coroa, relata os envolvidos, assim é perdoado. Assim Tiradentes assume total responsabilidade das revoltas, sendo assim esquartejado.

    ResponderExcluir
  34. Nome: Anna Luiza
    Número: 3
    Série: 1º B

    Em 1750 Dom José I foi coroado rei de Portugal, escolheu como ministro Marques de Pombal, um homem reformista e polêmico.
    Queria que o ouro do Brasil fosse para Portugal para que o país crescesse.
    Para evitar que a igreja interferisse nas suas decisões agia por muitas vezes como um ditador e manipulou muitas vezes a inquisição que era a lei que torturava e matava todos aqueles que opunham-se, envolveu- se em muitas guerra chegando a expulsar os jesuítas das colônias, porém impulsionou a agricultura, o comércio e a indústria tanto em Portugal quanto no Brasil.
    A política do Marquês causou muita insatisfação em MG por conta da cota de ouro que era necessário os mineiros enviar a Portugal, pois ficava cada vez mais difícil o garimpo e era necessário enviar por ano 100 arrobas que equivale a 1,5 toneladas, e que se os mineiros não conseguissem tirar isso nas casas de fundição os próprios mineiros precisavam completar até o ponto de não conseguir saldar a dívida com a coroa.
    Enquanto rolava a dívida vinham notícias que outras colônias estavam declarando independência.
    Com a morte de Dom José I o Marquês de Pombal foi tirado do seu cargo.
    A colônia entrou em crise e sua dívida já chegava a 9 toneladas de ouro.
    Enquanto Portugal queria instituir a derrama (a cobrança total da dívida) um grupo se formava sob a liderança de Tiradentes para proclamar a independência, pois assim acabaria a dívida. O grupo chamado inconfidência mineira crescia muito e contavam com a força do povo para que conseguissem a independência, porém não contavam com os traidores do movimento que contaram detalhes ao Visconde de Barbacena que suspendeu a derrama enfraquecendo o movimento e mandou prender todos os envolvidos. Tiradentes assumiu toda a responsabilidade pelo movimento e apenas ele teve mantido sua pena de morte.

    ResponderExcluir

  35. Nome: Anna Carolina Souza Silva
    N: 01
    Série: 1 ano B

    A Inconfidência Mineira aconteceu em Minas Gerais quando Portugal só tinha um foco, quer era extrair muito ouro de MG. Sendo assim qualquer traição ao rei era decretado pena de morte.
    Em 1750 Marques de Pombal foi eleito ao Rei de Portugal, quando ele começou a criar comércios para vender os produtos do Brasil na Europa. Marques queria que o Ouro brasileiro fosse todo de Portugal, pois Portugal tinha pressa de crescer. Se envolveu em muitas guerras.
    Pombal começou a matar quem se colocava contra as leis da igreja católica, então decidiu expulsar os Jesuítas da colônia.
    Impulsionou a agricultura, o comércio e a indústria em Portugal e no Brasil.
    A lei dos Sem Arroba significava que o Brasil tinha que mandar 1 tonelada e meia todo ano para Portugal.
    Portugal não queria passar a Cota, e por conta disso a sua dívida só aumentava.
    Então as 13 colônias se declararam independentes da Inglaterra.
    Quando os Estados Unidos entrou, ele tirou Marques de Pombal do seu cargo e colocou Tiradentes.
    A colônia dos Estados Unidos estava em crise, então teve a ameaça da Derrama. Essa ameaça era a cobrança de todas as dívidas em uma única vez. Tiradentes então decidiu assumir a dívida.
    Depois de alguns anos Tiradentes foi encontrado esquartejado no Rio de Janeiro e o seu corpo foi jogado na estrada do Rio de Janeiro com dívisa de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  36. Paulo Pacheco, 18, 1°B
    Portugal extraiu muito ouro de Minas Gerias apesar dos conflitos e do contrabando.
    1750- João José 1 foi coroado rei de Portugal junto do ministro Marquês de pombal, Marques agiu como um ditador em algumas ocasiões .Pessoas que eram contra as leis da igreja católica eram torturadas e mortas pelo tribunal (fez isso para evitar que a igreja interferisse em suas decisões)
    Esteve envolvido em varias guerras contra os nativos brasileiros mas ajudou expulsar os jesuítas da colônia .
    Positivos: impulsionar a agricultura , o comercio e na indústria tanto em Portugal quanto no Brasil
    1 tonelada e meia de puro ouro, quantia que o Brasil devia enviar todo ano para Portugal (caso a quantia não fosse alcançada, os mineradores tinham que completar a quantia)
    Portugal começou a ter problemas com a exploração de minério no Brasil (começou a ficar mais difícil de alcançar a meta de uma tonelada e meia porque fica mais complicado de achar ouro, com isso a produção para nas minas)
    Brasil vai a procura da independência para se livrar das prisões, das dividas e das ameaças , com isso a inconfidência mineira ganhava forma com as reuniões cada vez maiores e secretas.


    ResponderExcluir