sábado, 27 de fevereiro de 2021

Resistências ao imperialismo na África e na Ásia (VIA APLICATIVO CMSP) 1º ANO I, J, K

 Olá minhas queridas e meus queridos, espero que estejam bem.


Vamos a mais uma atividade sobre as resistências ao imperialismo no continente africano e asiático, ao assistir o vídeo explicativo responda as questões:


1) No decorrer do século XIX, as grandes potências europeias lançaram-se à conquista colonial da África e da Ásia. Sobre a ocupação da África e suas consequências, é incorreto afirmar:


A) A violência em que se deu a colonização provocou grandes distorções nas estruturas econômicas, sociais e culturais dos territórios dominados. Intrigas entre etnias foram estimuladas e antigos reinos destruídos, vencidos pela superioridade militar dos colonizadores.

B) Os europeus demarcaram fronteiras, confiscaram terras, forçaram grupos nômades a fixar-se em territórios específicos. Em consequência disso, os Estados africanos atuais, na sua maioria, não têm a mesma unidade cultural, linguística e social.

C) A ocupação do território africano destruiu estruturas tradicionais; a economia comunitária ou de subsistência foi totalmente desorganizada, pela introdução de cultivos e outras atividades, destinadas a atender exclusivamente às necessidades das metrópoles.

D) A ocupação europeia beneficiou o continente africano, pois possibilitou a inserção da África na economia capitalista mundial. Antes da colonização europeia, a economia africana restringia-se a suprir as necessidades básicas de sua população; assim, os africanos viviam sob condições de vida bastante atrasadas.

E) A ocupação das colônias criou sérios problemas (muitos ainda não resolvidos, mesmo na atualidade). Pode-se dizer que muitos dos conflitos étnicos que existem hoje na região são consequências da dominação colonial da África.


2) A Conferência de Berlim (1884) e a subsequente “Partilha da África” pelas potências europeias tiveram um papel fundamental na transição de uma dominação informal para um colonialismo bastante agressivo, o chamado “novo imperialismo”. (IMAGEM ABAIXO)


Uma das principais características desse novo imperialismo foi:


A) O convívio pacífico entre africanos e europeus, com ampla extensão de direitos políticos e sociais aos primeiros, nas regiões colonizadas.

B) O fomento ao processo de descolonização da África, iniciado na década de 1830 e encerrado na década de 1890, com amplo apoio das principais potências europeias.

C)A exploração econômica direta dos territórios ocupados e a criação de estruturas coloniais de administração excludentes e violentas.

D)A dominação indireta, pelas potências europeias, das regiões colonizadas, restrita somente a 10% de todo o território africano.

E)A limitação do imperialismo europeu somente à África e a exclusão da Ásia e da Oceania das pretensões imperiais das potências em disputa.


(MEUS AMIGOS E MINHAS AMIGAS, PEÇO QUE PRESTEM ATENÇÃO AS INFORMAÇÕES. A ATIVIDADE TAMBÉM SE ENCONTRA NO BLOG: historiadorigornogueira.blogspot.com .PODENDO SER RESPONDIDA POR LÁ TAMBÉM ,PARA ACESSAR A ATIVIDADE E QUESTÃO É NECESSÁRIO QUE VOCÊ INSIRA O EMAIL GMAIL O MESMO QUE VOCÊ USA PARA WHATSAPP, PARA ACESSAR A ATIVIDADE PARA RESPONDER PELO BLOG É OBRIGATÓRIO COLOCAR NOME E A SÉRIE. DATA DA ENTREGA DIA 06/03).







Nenhum comentário:

Postar um comentário