segunda-feira, 10 de outubro de 2016

9º E Atividade Bimestral

Guerra Fria



 As diferenças entre capitalismo e socialismo criaram um tempo de tensão mundial conhecido como '' Guerra Fria''. Explique este fato histórico e as consequências que ele trouxe.



Atividade Bimestral valendo de 0 á 5, data de finalização 17/10, explique com suas palavras o que foi esse fato histórico, (INDIVIDUAL) 

37 comentários:

  1. Guerra político ideológica entre EUA e a antiga URSS. Sendo EUA capitalista e URSS comunista/socialista. Chamada de fria porque não teve um conflito direto entre as duas superpotências. A Europa estava destruída pelo fim da segunda guerra e estes dois países davam empréstimos como forma de chamar cada um para a sua ideologia.
    Dtálin, dirigente da URSS ordenou que as comunicações entre a República Federal da Alemanha e Berlim ocidental fossem cortadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Guerra Fria do medo de uma guerra nuclear.

      A Guerra Fria foi uma disputa de superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética apos a Segunda Guerra Fria (1939-1945).E chamada de Guerra Fria por uma intensa guerra econômica;diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.

      A disputa dividiu o mundo em blocos de influências das duas superpotência e provocou uma corrida armamentista que seu estendeu por 40 anos.Com sistema econômico e políticos diferentes EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra no nuclear;ciando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro.Os EUA assumiram a lideranças do chamado mundo capitalista livre da URSS do mundo comunista.

      Breno Eduardo N•01

      Excluir
  2. Professor Igor nogueira acho que A guerra fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora de uma forma de socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.
    É chamada de "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial, por se tratarem de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista era implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano logo via aí uma ameaça a seus interesses; se um movimento popular combatesse uma ditadura militar apoiada pelos EUA, logo receberia apoio soviético. Gabriel Saldanha Ribeiro 9*ano Numero:12

    ResponderExcluir
  3. Vinicius S. Rodrigues N•34
    Foi uma guerra política entre duas grandes potências EUA e URSS , os Estados Unidos eram capitalistas e a URSS era comunista e socialista .Esse nome dado de guerra Fria seria por causa de duas superpotências estarem em um conflito , mais não um conflito direto e sim um conflito sem se quer houver algum contato físico e pra mostrar qual deles tinham melhor economia, poder político e militar .A tensão maior ocorreu nas crises dos mísseis, em que URSS ,por cuba,apontou mísseis aos EUA, se houvesse uma guerra de fato entre esses países ocorreria o fim da humanidade e como consequências tivemos grandes tecnologias no setor bélico e capitalista como modelo padrão.

    ResponderExcluir
  4. GUERRA FRIA:É a designação atribuida as periodo historico de disputos estralegicos e confritos indiretos entre os Estados Unidos e a união soviéticas compreendendo o periodo entre o final da segunda guerra mundial (1945)e a extinção da União soviética (1991),um confrito de ordem politico,militar,tecnológico entre as duas nações e suas zonas de influência. E chamada "fria"por que não houve um guerra direita entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitoria em uma batalha nuclear.A corrida armamentista pela construção de um grande ar sinal de armas nucleares foi o objetivo central durante a primeira metade da guerra fria,estabilizando-se na decada de 1960 até a década de 1970 e sendo realizada nos anos 1980 com o projeto do presidente dos Estados Unidos "Ronald Reagan"camado de "guerra nas estrelas"

    ResponderExcluir
  5. Ramerson Matheus c.dos santos n* 31

    ResponderExcluir
  6. Ramerson Matheus c.dos santos n* 31

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ramerson Matheus c.dos santos n* 31

    ResponderExcluir
  9. Guerra político ideológica entre EUA e a antiga URSS. Sendo EUA capitalista e URSS comunista/socialista. Chamada de fria porque não teve um conflito direto entre as duas superpotências. A Europa estava destruída pelo fim da segunda guerra e estes dois países davam empréstimos como forma de chamar cada um para a sua ideologia. A tensão maior ocorreu nas crises dos mísseis, em que URSS, por cuba, apontou mísseis para os EUA. Se houvesse uma guerra de fato entre os países ocorreria o fim da humanidade. Como consequências tivemos grandes tecnologias no setor bélico e capitalismo como modelo padrão.Como consequência houve uma emigração de pessoas muito qualificadas para Berlim Ocidental e com isso Berlim Oriental ficava abandonada. Claro que o Governo da RDA se irritou e em 1961 ordenou a construção de um muro isolando Berlim Ocidental do restante da Alemanha.
    Era o Muro de Berlim, que é considerado um dos maiores símbolos da Guerra Fria.

    ResponderExcluir
  10. Guerra fria (1945-1991)
    A Guerra Fria teve início logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. E nela estavam envolvidos as duas maiores forças pós guerra, uma capitalista e a outra socialista. Do lado capitalista, estava o Estados Unidos da América, e do outro, a socilista extinta União Soviética (URSS).É chamda de Guerra Fria pq não houve conflito direto e sim apenas ameaças (fica a dica ) como vc explicou professor .A guerra fria foi causada pelo fato de que ambas as forças buscavam expandir seus modos de produção. Foi um conflito para ver quem tinha a melhor economia, poder político e militar.A Guerra Fria ter minou em 1991 o que resultou o fim da (URRS).

    ResponderExcluir
  11. Principais consequências da Guerra Fria no mundo

    - Formação de alianças militares. Os países capitalistas, liderados pelos Estados Unidos, formaram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Enquanto o bloco socialista, liderado pela União Soviética, formou o Pacto de Varsóvia.

    - Aumento da produção de armamentos no mundo, principalmente de armas nucleares pelas grandes potências.

    - Aumento de conflitos políticos e diplomáticos envolvendo Estados Unidos e União Soviética.

    - Desenvolvimento de redes de espionagem militar e política.

    - Apoio indireto, principalmente militar, por parte de Estados Unidos e URSS à golpes militares em países da África e América.

    - Extinção das relações econômicas, culturais e até esportivas entre os países do bloco capitalista e os do socialista.

    - Corrida Armamentista e Espacial entre Estados Unidos e União Soviética. Era uma forma de provar para o mundo a superioridade de um ou de outro sistema político-econômico.

    - Criação de sistemas de sabotagem militar e econômica de ambas as partes.

    - Aumento da propaganda anticomunista nos países capitalistas e de anticapitalista nos socialistas.

    - Desenvolvimento de um clima de medo, em muitos casos de pânico, entre as pessoas do mundo todo, relacionado à possibilidade de um conflito nuclear de proporções mundiais que poderia significar a destruição do planeta.

    - Existência de guerras e revoluções em vários países, que tinham como pano de fundo a Guerra Fria. Exemplos: Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã e Revolução Cubana.

    - Perseguição política aos defensores do socialismo em alguns países capitalistas. E perseguição política aos defensores do capitalismo nos países socialistas.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Guerra Fria é o termo que designa um período da História recente que compreendeu cerca de 45 anos de história, entre os anos de 1945 e 1991. Contudo não fora um período homogêneo, fora um período marcado por muita tensão, ameaças, chantagens, embates políticos e econômicos, espionagem e conflitos armados, revoltas e guerras. Em suma, a Guerra Fria por alguns anos fora tido como um prelúdio a uma possível Terceira Guerra Mundial, e se esta guerra viesse a ocorrer, teria sido uma guerra nuclear.

    Foi nesse período que o mundo se encontrava dividido, um mundo bipolar. Uma divisão entre o capitalismo tendo o Estados Unidos da América o seu grande expoente e do outro lado a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) como expoente do socialismo e do comunismo. E em meio a estas duas grandes potências o embate nuclear e armamentista. Assim, de 1945 a 1979, a Guerra Fria fora algo, de 1979 a 1991, as situação mudou e novas questões passaram a envolver a politica mundial. Neste texto procurarei abordar alguns aspectos que levaram ao inicio deste período, o seu desenvolvimento e seu fim. Nos dizeres do historiador Erich J. Hobsbawm, "este breve século XX".

    Matheus felipe N 28 9 Ano E

    ResponderExcluir
  14. O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. Antes do declínio da União Soviética existia o mundo bipolar, no qual havia duas potências mundiais, uma representava a ideologia do socialismo (União Soviética) e a outra, o capitalismo (Estados Unidos), ambas apoiadas por outros países que se identificavam com os respectivos sistemas.

    O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro. Diante das genéricas definições sobre os sistemas apresentados, confira a seguir as principais distinções entre o capitalismo e o socialismo.

    Diferenças entre o Capitalismo e o Socialismo
    Nome:Kauã Sodré n:20 série 9

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Nome: Deoci G. Neto N° 04

    Nos fins da Segunda Guerra Mundial, os países aliados se reuniram na Conferência de Yalta para discutirem a organização do cenário político e econômico do pós-guerra. Já nesse encontro, Estados Unidos e União Soviética se sobressaíram como as duas maiores potências do período. Contudo, as profundas distinções ideológicas, políticas e econômicas dessas nações criaram um clima de visível antagonismo. O confronto entre socialistas e capitalistas ganhou esse nome porque não houve nenhum confronto direto envolvendo Estados Unidos e União Soviética. Nessa época, a possibilidade de confronto entre essas duas nações causava temor em vários membros da comunidade internacional. Afinal de contas, após a invenção das armas de destruição em massa, a projeção de uma Terceira Guerra Mundial era naturalmente marcada por expectativas desastrosas.Geralmente, percebemos que os episódios ligados à Guerra Fria estiveram cercados por diferentes demonstrações de poder que visavam indicar a supremacia do mundo capitalista sobre o socialista,ou vice-versa. Um primeiro episódio de tal natureza ocorreu com o lançamento das bombas atômicas em território japonês. Através do uso dessa tecnologia, o mundo capitalista-ocidental visava quebrar a hegemonia socialista no Oriente. Logo em seguida, os soviéticos bloquearam a cidade de Berlim em reação contra a tentativa de garantir a hegemonia política capitalista na região. Em resultado desse confronto, o território alemão foi dividido em dois Estados: a República Federal da Alemanha, de orientação capitalista; e a República Democrática Alemã, dominada pelos socialistas. Nessa mesma região seria construído o Muro de Berlim, ícone máximo da ordem bipolar estabelecida pela Guerra Fria. Sem demora, a União Soviética também conclamou os países influenciados pela esfera socialista a assinarem o Pacto de Varsóvia, criado em 1955. Tendo pretensões muito semelhantes à OTAN, a união congregava União Soviética, Albânia, Bulgária, Romênia, Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e a República Democrática Alemã. Um pouco antes, respondendo às bombas de Hiroshima e Nagasaki, os soviéticos ainda promoveram testes nucleares no Deserto do Cazaquistão. .Sem demora, a União Soviética também conclamou os países influenciados pela esfera socialista a assinarem o Pacto de Varsóvia, criado em 1955. Tendo pretensões muito semelhantes à OTAN, a união congregava União Soviética, Albânia, Bulgária, Romênia, Tchecoslováquia, Hungria, Polônia e a República Democrática Alemã. Um pouco antes, respondendo às bombas de Hiroshima e Nagasaki, os soviéticos ainda promoveram testes nucleares no Deserto do Cazaquistão. Essa seria apenas uma pequena amostra da truculenta corrida armamentista que se desenhou entre os capitalistas e socialistas. Como se não bastassem tais ações, a Guerra Fria também esteve profundamente marcada pelo envolvimento de exércitos socialistas e capitalistas em guerras civis, onde a hegemonia política e ideológica desses dois modelos esteve em pauta.

    ResponderExcluir
  18. Guilherme Silva - n -13 A guerra fria aconteceu porque o Eua (capitalista) , a Urss ( socialistas ) porque as duas superpotência, eles nao travaram um conflito entre eles porque eles só queriam disputar para ver qual era o mais poderoso na política , na economia e no poder militar , ex: o Estados Unidos fazia algo e a União Soviética tentava fazer melhor pra mostrar que era mais poderosa e em meio a guerra fria foi construído o murro de Berlim onde para um lado era os capitalistas e pro outro os socialistas .

    ResponderExcluir
  19. Pedro henrique N°30 9°E



    Ao final da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o cenário político mundial testemunhava o período de maior tensão de sua história. De um lado, os Estados Unidos (EUA), uma potência capitalista; de outro, a União Soviética (URSS), uma potência socialista; em ambos os lados, armamentos com tecnologia nuclear que poderiam causar sérios danos a toda humanidade.

    Ao final das contas, nenhum tiro foi diretamente disparado entre os dois lados do “conflito”, o que justifica o nome Guerra Fria. O que se pode dizer é que esse conflito foi marcado pelas disputas indiretas entre as duas potências rivais em busca de maior poderio político e, principalmente, militar sobre as diferentes partes do mundo.

    Tal configuração ocorreu em função do fato de que uma guerra nuclear não seria vantajosa para nenhum dos blocos nela envolvidos. O mundo apenas conheceria o caos e o possível vencedor desse conflito não teria o que comemorar, pois somente haveria radiação e problemas estruturais no espaço geográfico do país derrotado. Por essa razão, o sociólogo Raymond Aron proferiu uma frase que ficou mundialmente conhecida: "A Guerra Fria foi um período em que a guerra era improvável, e a paz, impossível".

    ResponderExcluir
  20. Ao término da Segunda Guerra, os EUA era o país mais rico do mundo, porém ele teria que enfrentar um rival, ou seja, o segundo país mais rico do mundo: a URSS. Tanto os EUA (capitalista) como a URSS (socialista), tinham ideias contrárias para a reconstrução do equilíbrio mundial, foi então que começou uma grande rivalidade entre esses dois países. Quem era melhor? Esse conflito de interesses que assustou o mundo ficou conhecido como Guerra Fria. Tanto os EUA criticavam o socialismo quanto a URSS criticava o capitalismo. Europa Ocidental, Canadá e Japão se aliaram aos EUA, enquanto, que a Tcheco-eslováquia, Polônia, Hungria, Iugoslávia, Romênia, Bulgária, Albânia, parte da Alemanha e a China se uniram com a URSS.

    ResponderExcluir
  21. isabella lopes Nº16 A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.

    A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.

    A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre Estados Unidos e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991). Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.

      Uma parte dos historiadores defende que esta foi uma disputa entre o capitalismo, representado pelos Estados Unidos e o socialismo, defendido pela União Soviética (URSS). Entretanto, esta caracterização só pode ser considerada válida com uma série de restrições e apenas para o período do imediato pós-Segunda Guerra Mundial, até a década de 1950. Logo após, nos anos 1960, o bloco socialista se dividiu e durante as décadas de 1970 e 1980, a China comunista se aliou aos Estados Unidos na disputa contra a União Soviética. Além disso, muitas das disputas regionais envolveram Estados capitalistas, como os Estados Unidos contra diversas potências locais mais nacionalistas.

      https://edglewson.wordpress.com/2011/03/05/guerra-fria-eua-x-urss/

      Excluir
  24. Filipe Vasconcelos N 07

    Guerra fria foi a disputa pela hegemonia mundial entre os Estados Unidos da América e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas após a Segunda Guerra Mundial.
    Foi uma guerra económica, política, militar, social e ideológica pela conquista de zonas de influência. Esta dividiu o mundo em dois blocos antagónicos com diferentes sistemas económicos e políticos. Por um lado esteve o bloco comunista, encabeçado pela URSS, e por outro lado, o bloco capitalista, liderado pelos EUA.
    A guerra fria provocou uma corrida armamentista com a duração de 40 anos, que ameaçou o mundo com uma guerra nuclear.
    É chamada de Guerra Fria, pelo facto, de um confronto directo entre os dois blocos nunca ter acontecido pela inviabilidade da vitória de um dos blocos e face a destruição do mundo resultante de um eventual conflito atómico.
    Quando teve início?
    Com o fim da Segunda Grande Guerra, os soviéticos controlavam toda a Europa de Leste, enquanto os americanos mantinham influência no resto do território europeu.
    Com a Doutrina Truman – em que cabia aos Estados Unidos manter o mundo capitalista livre da influência comunista – é lançada uma campanha de ajuda, económica e política, aos países que se opõem ao bloco socialista. Exemplo disto é o auxílio prestado na instauração de ditaduras militares na América do Sul, derrubando assim regimes comunistas, e ainda o Plano Marshall, em que foram disponibilizados 13 biliões de euros para a reconstrução da Europa, que tinha sido devastada com a Guerra e onde os partidos comunistas estavam a crescer.
    Quanto à URSS, transformou os países de Leste em regimes comunistas, sob forte influência soviética, dando origem a uma política isolacionista. O que deu origem à chamada «cortina de ferro».
    O aumento das tensões e o fim da guerra fria
    Com o primeiro teste nuclear por parte dos soviéticos, em 1949, torna-se evidente a capacidade de estes se baterem militarmente com os Estados Unidos. Estava assim inaugurada a corrida nuclear.
    Em 1952, é testada a primeira bomba de hidrogénio, 750 vezes mais poderosa que as bombas de Hiroshima e Nagasaki, pelos EUA. A União Soviética teta a sua três anos depois, em 1955.
    As superpotências criavam agora blocos militares com os seus aliados, como o pacto de Varsóvia, em 1955, do bloco socialista, que veio contrapor a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) fundada pelo bloco anticomunista em 1949.
    O auge das tensões nucleares registou-se com a crise dos mísseis de Cuba, em 1962, em que os EUA eram ameaçados por um ataque nuclear soviético. A URSS concordou em retirar de Cuba os mísseis, evitando assim o confronto.
    Depois da entrada do Reino Unido, China e França no grupo de detentores de armas nucleares, em 1973, as superpotências acordam em desacelerar a corrida ao armamento nuclear, é conhecido como o pacto de Détente.
    Este último acordo durou até 1979, quando ocorreu a invasão do Afeganistão por parte da União Soviética.
    A tensão entre os dois blocos diminui com a subida de Mikhail Gorbachov ao poder em 1985.
    O início do fim da guerra fria é marcado pela queda do muro de Berlim que dividia a Alemanha, e era o marco da divisão do mundo, em 1989.
    Aos poucos os regimes comunistas vão se dissolvendo, até que, em 1991, dá-se a desintegração do regime Soviético pondo fim aos conflitos entre comunistas e capitalistas.

    ResponderExcluir
  25. Nome: Larissa Cândido Barros N°21 Série:9°E
    A Guerra Fria tem início logo após a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
    A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único ( PARTIDO COMUNISTA ), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do SISTEMA CAPITALISTA, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
    A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre ESTADOS UNIDOS e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.
    EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais.
    Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma grande disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pode acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte- americana.
    As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.
    A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

    ResponderExcluir
  26. Nome: Larissa Cândido Barros N°21 Série:9°E
    A Guerra Fria tem início logo após a SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo.
    A União Soviética possuía um sistema socialista, baseado na economia planificada, partido único ( PARTIDO COMUNISTA ), igualdade social e falta de democracia. Já os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do SISTEMA CAPITALISTA, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada. Na segunda metade da década de 1940 até 1989, estas duas potências tentaram implantar em outros países os seus sistemas políticos e econômicos.
    A definição para a expressão guerra fria é de um conflito que aconteceu apenas no campo ideológico, não ocorrendo um embate militar declarado e direto entre ESTADOS UNIDOS e URSS. Até mesmo porque, estes dois países estavam armados com centenas de mísseis nucleares. Um conflito armado direto significaria o fim dos dois países e, provavelmente, da vida no planeta Terra. Porém ambos acabaram alimentando conflitos em outros países como, por exemplo, na Coreia e no Vietnã.
    EUA e URSS travaram uma disputa muito grande no que se refere aos avanços espaciais.
    Ambos corriam para tentar atingir objetivos significativos nesta área. Isso ocorria, pois havia uma grande disputa entre as potências, com o objetivo de mostrar para o mundo qual era o sistema mais avançado. No ano de 1957, a URSS lança o foguete Sputnik com um cão dentro, o primeiro ser vivo a ir para o espaço. Doze anos depois, em 1969, o mundo todo pode acompanhar pela televisão a chegada do homem a lua, com a missão espacial norte- americana.
    As duas potências desenvolveram planos para desenvolver economicamente os países membros. No final da década de 1940, os EUA colocaram em prática o Plano Marshall, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o COMECON foi criado pela URSS em 1949 com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre os países socialistas.
    A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas acabaram por acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética Gorbachev começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os Estados Unidos e a União Soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial (1945) e a extinção da União Soviética (1991), um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência. É chamada "fria" porque não houve uma guerra direta entre as duas superpotências, dada a inviabilidade da vitória em uma batalha nuclear. A corrida armamentista pela construção de um grande arsenal de armas nucleares foi o objetivo central durante a primeira metade da Guerra Fria, estabilizando-se na década de 1960 até à década de 1970 e sendo reativada nos anos 1980 com o projeto do presidente dos Estados Unidos Ronald Reagan chamado de "Guerra nas Estrelas".

    Uma parte considerável dos historiadores argumenta que foi uma disputa dos países que apoiavam as Liberdades civis, como a liberdade de opinião e de expressão e de voto, representada pelos Estados Unidos e outros países ocidentais e do outro lado a doutrina comunista ateia,(ver: Ateísmo Marxista-leninista) onde era suprimida a possibilidade de eleger e de discordar, defendida pela União Soviética (URSS) e outros países onde o comunismo fora imposto por ela. Outra parte defende que esta foi uma disputa entre o capitalismo, que patrocinou regimes ditatoriais na América Latina,representado pelos Estados Unidos, e o socialismo totalitário expansionista ou socialismo de Estado,onde fora suprimida a propriedade privada, defendido pela União Soviética (URSS) e China. Entretanto, esta caracterização só pode ser considerada válida com uma série de restrições e apenas para o período do imediato pós-Segunda Guerra Mundial, até a década de 1950. Logo após, nos anos 1960, o bloco socialista se dividiu e durante as décadas de 1970 e 1980, a China comunista se aliou aos Estados Unidos na disputa contra a União Soviética. Além disso, muitas das disputas regionais envolveram Estados capitalistas, como os Estados Unidos, contra diversas potências locais mais nacionalistas.

    ResponderExcluir
  29. Raynele Victória dos Santos - número:32 9anoE
    Divisão do mundo entre bloco capitalista liderado pelos EUA, e bloco socialista liderado pela URSS (União da Repúblicas Socialistas Soviéticas ou simplesmente União Soviética, território que hoje é da Rússia e europa oriental.).
    A guerra fria teve início após o término da II Guerra Mundial e foi na verdade uma luta de nervos, ninguém queria luta armada, pois as grandes potências (URSS e EUA) caso entrassem em guerra teriam capacidade para acabar com o mundo porque essa guerra culminaria em uma guerra atômica e creio que nem teria tempo de existir III GM, pois o mundo seria destruído antes. Ao mesmo tempo em que não queriam guerra, ambos os lados lutavam um para o avanço socialista e o outro para o fim do socialismo e domínio capitalista.
    O grande símbolo da guerra fria foi o muro de Berlim.

    ResponderExcluir
  30. Thalia limeira Ramos N•33
    A Guerra Fria teve inicio logo após a Segunda Guerra Mundial , os Estados Unidos e União Soviética disputavam a Hegemonia.Sendo um capitalista e o outro socialista eles defendiam ideias totalmente diferentes,EUA era capitalista , tinha como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro ; Ja URSS sendo socialista tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes.Como consequência pessoas emigraram para Berlim Ocidental e com isso Berlim Oriental ficou abandonada. Claro que o Governo da RDA se irritou e em 1961 ordenou a construção de um muro isolando Berlim Ocidental do restante da Alemanha.Era o Muro de Berlim, que é considerado um dos maiores símbolos da Guerra Fria.

    ResponderExcluir
  31. A guerra fria é a designação dada ao conflito político-ideológico entre os Estados Unidos (EUA), defensores do capitalismo, e a União Soviética (URSS), defensora de uma forma de socialismo, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética.
    É chamada de "fria" porque não houve qualquer combate físico, embora o mundo todo temesse a vinda de um novo combate mundial, por se tratarem de duas potências com grande arsenal de armas nucleares. Norte-americanos e soviéticos travaram uma luta ideológica, política e econômica durante esse período. Se um governo socialista era implantado em algum país do Terceiro Mundo, o governo norte-americano logo via aí uma ameaça a seus interesses; se um movimento popular combatesse uma ditadura militar apoiada pelos EUA, logo receberia apoio soviético.
    Consequências que a guerra fria trouxe:
    - Formação de alianças militares. Os países capitalistas, liderados pelos Estados Unidos, formaram a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Enquanto o bloco socialista, liderado pela União Soviética, formou o Pacto de Varsóvia.

    - Aumento da produção de armamentos no mundo, principalmente de armas nucleares pelas grandes potências.

    - Aumento de conflitos políticos e diplomáticos envolvendo Estados Unidos e União Soviética.

    - Desenvolvimento de redes de espionagem militar e política.

    - Apoio indireto, principalmente militar, por parte de Estados Unidos e URSS à golpes militares em países da África e América.

    - Extinção das relações econômicas, culturais e até esportivas entre os países do bloco capitalista e os do socialista.

    - Corrida Armamentista e Espacial entre Estados Unidos e União Soviética. Era uma forma de provar para o mundo a superioridade de um ou de outro sistema político-econômico.

    - Criação de sistemas de sabotagem militar e econômica de ambas as partes.

    - Aumento da propaganda anticomunista nos países capitalistas e de anticapitalista nos socialistas.

    - Desenvolvimento de um clima de medo, em muitos casos de pânico, entre as pessoas do mundo todo, relacionado à possibilidade de um conflito nuclear de proporções mundiais que poderia significar a destruição do planeta.

    - Existência de guerras e revoluções em vários países, que tinham como pano de fundo a Guerra Fria. Exemplos: Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã e Revolução Cubana.

    - Perseguição política aos defensores do socialismo em alguns países capitalistas. E perseguição política aos defensores do capitalismo nos países socialistas.

    Gabriel Elias de Melo N°10

    ResponderExcluir
  32. A Guerra Fria foi uma disputa pela superioridade mundial entre Estados Unidos e União Soviética após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). É chamada de Guerra Fria por ser uma intensa guerra econômica, diplomática e ideológica travada pela conquista de zonas de influência.

    A disputa dividiu o mundo em blocos de influência das duas superpotências e provocou uma corrida armamentista que se estendeu por 40 anos. Com sistemas econômicos e políticos diferentes, EUA e URSS colocam o mundo sob a ameaça de uma guerra nuclear, criando armas com potência suficiente para explodir o planeta inteiro. Os EUA assumiram a liderança do chamado mundo capitalista livre, e a URSS, do mundo comunista.



    Curta nossa página nas redes sociais!

    ResponderExcluir